Frutas cítricas: Saiba quem faz parte desse grupo e o seus principais benefícios

As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
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As frutas cítricas são caracterizadas pelas grandes quantidades de vitamina C, além dos sabores ácidos e levemente azedos
Carine Rodrigues

Consultor:

Carine Rodrigues

Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Faculdade Faveni.

Você conhece todas as frutas cítricas? Sempre requisitadas em épocas de verão, essas fontes de vitamina C são utilizadas das mais diversas formas no dia a dia e, acreditem, muitas vezes sem percebemos. Sejam em combinações de sucos naturais, saladas, chás, etc, elas possuem sabores mais ácidos - os famosos "azedinhos" - que são perfeitos para compor e harmonizar às refeições.

Laranja, limão, abacaxi, acerola... Geralmente quando falamos em frutas cítricas, esses são os primeiros exemplos que nos vem à mente. Contudo, esse grupo é muito maior do que se imagina. O que caracteriza uma fruta cítrica é o sabor ácido, devido à grande concentração de ácidos cítricos, além da intensa presença de vitamina C, nutriente importante para regular e fortalecer o corpo, dando mais energia e proteção ao organismo. A nutricionista Carine Rodrigues explica:

"As frutas cítricas são ricas em ácido ascórbico, a vitamina C, que possui ação antioxidante e previne o escorbuto (carência de vitamina C). Também é importante na defesa do organismo contra infecções e fundamental para a formação das fibras colágenas existentes em praticamente todos os tecidos do corpo humano (derme, cartilagem e ossos)", destaca a profissional.

Conheça as 10 frutas cítricas mais consumidas e os seus benefícios para a saúde

1 - Laranja: A mais popular e uma das mais consumidas entre as frutas cítricas, a laranja, além de ser rica em vitamina C, possui importante concentração de vitamina A, elemento responsável por melhorar a saúde dos olhos e prevenir a degeneração macular. A fruta também possui minerais, como o ferro, o cálcio e o potássio, que atuam no combate da anemia, no desenvolvimento dos ossos e músculos e ainda diminuem os riscos das doenças cardiovasculares.

Laranja: quais são as suas melhores formas de consumo?

Abuse da laranja! Seja no tradicional suco integral, incrementado com algumas especiarias, a fruta pode ser utilizada nas mais diversas receitas, até mesmo para temperar alimentos ou aromatizar águas. Também é muito comum encontrarmos essa fruta em formas de geleias, chás, bolos e tortas.

2 - Limão: Independente do tipo de limão, essa fruta é uma das mais utilizadas em dietas alimentares. Por ser fonte de vitaminas C e do complexo B, o seu consumo está relacionado à boa produção hormonal, que atua na formação das células e na respiração celular. O limão também é conhecido por ser um potente desintoxicante, limpando o corpo e ajudando na absorção de nutrientes no organismo.

Limão em nossas refeições: faça escolhas saudáveis

Para o consumo de um peixe, por exemplo, o limão é uma companhia perfeita, não é mesmo? A fruta, que pode ser usada para temperos, também é uma ótima opção para o preparo de sucos, além de poder compor chás e águas aromatizadas. O limão também pode aparecer como sobremesas saudáveis, como mousse, tortas geladas e bolos.

3 - Tangerina: Também conhecida como "mexerica" em alguns cantos do Brasil, a fruta contagia qualquer pratos com seu aroma forte e peculiar. Saborosa e com pouquíssimas calorias, a tangerina carrega bons agentes antioxidantes que atuam na prevenção do envelhecimento precoce das células do organismo e ajudam a eliminar as toxinas do corpo, diminuindo a sensação de inchaço.

Como podemos consumir a tangerina no dia a dia?

Basta começar a descascar a fruta, que o aroma já se espelha pelo ambiente. Além do seu aroma refrescante para consumi-la in natura, a tangerina pode ser utilizada como sucos e vitaminas ou, até mesmo, utilizando as cascas para preparar chás, aproveitando a fruta de maneira integral.

4 - Uva: Rica em resveratrol, um flavonoide responsável por garantir a saúde cardiovascular, o consumo de uva é associado à boa coagulação sanguínea, diminuindo os níveis de colesterol e agindo como um poderoso agente antioxidante para limpar as artérias, conferindo assim um coração sadio e funcionando da maneira correta.

Uva: melhores formas de consumo

A uva é perfeita para sucos integrais ou picolés que ajudam a refrescar nos dias de alta temperatura. A pequena fruta também pode ser consumida em forma de geleias ou transformada em farinha, para o preparo de bolos e tortas.

5 - Abacaxi: A fruta tropical é saudável e cheia de benefícios para nossa saúde. Além da presença da vitamina C, o abacaxi é rico em vitamina A, nutrientes essencial para beneficiar nossos olhos, prevenindo a degeneração macular e a catarata. Além disso, a substância também ajuda na prevenção da acne, concedendo uma pele bonita e jovem por mais tempo.

Abacaxi: pode ser aproveitada em bebidas ou doces saudáveis

Suculenta, saborosa e altamente nutritiva, o abacaxi pode ser consumido em forma de sucos, vitaminas, chás, compotas, geleias, tortas e compondo águas aromatizadas. O abacaxi também pode acompanhar pratos com carnes brancas, como o lombo assado, muito servido nos banquetes de Natal.

6 - Acerola: Pequena e notável, a fruta vermelha é cheia de nutrientes para nosso bem-estar. Além da vitamina C, a acerola possui uma boa quantidade de fósforo e cálcio, minerais responsáveis por garantir ossos, dentes e músculos saudáveis. A frutinha também contribui com a nossa disposição, pois aumenta os níveis de energia, graças a presença do fósforo.

Acerola é ótima fonte de energia para compor sucos e vitaminas. Veja mais opções de consumo

Para um café da manhã reforçado, a acerola é ideal no preparo das bebidas que vão garantir mais disposição para o dia. Além disso, a pequena frutinha pode se tornar um delicioso mousse ou ser encontrada em forma de doces, geleias, pudim e bolo.

7 - Morango: Do grupo das frutas vermelhas, o morango também faz parte das frutas cítricas. Rica em potássio, a fruta ajuda no controle dos níveis de colesterol, abaixando o "ruim", LDL e aumentando o "bom", HDL, prevenindo, assim, as doenças cardiovasculares e conferindo um coração saudável e regulado.

Morango pode ser combinado com outras frutas vermelhas. Veja suas melhores formas de consumo

Um mix de berries (frutas vermelhas como amora, framboesa, morango, mirtilo, por exemplo) podem ajudar a tornar a sua alimentação mais completa. Em forma de sucos, vitaminas, in natura ou como geleias, esses alimentos são sempre boas opções para o dia a dia.

8 - Kiwi: Pertencente também do grupo de frutas exóticas, o kiwi é saboroso e extremamente saudável. Com poucas calorias, colesterol e baixo teor de gordura, a fruta é ideal para a alimentação de quem deseja perder alguns quilinhos e alcançar o corpo dos sonhos. O kiwi ainda é rico em fibras alimentares que proporcionam saciedade e facilitam o trânsito intestinal.

Fruta linda e exótica, o kiwi deixa qualquer refeição mais colorida!

Além de ser saudável e nutritiva para ser consumido in natura, através de sucos e vitaminas ou forma de picolé para amenizar o calor, o kiwi é uma ótima opção para decorar bolos e tortas geladas.

9 - Ameixa: Seca ou in natura, a fruta garante uma boa ingestão de nutrientes como as vitaminas A e do complexo B, que ajudam a tornar o cérebro saudável, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso central, desenvolvendo as nossas principais funções cognitivas, de concentração, memória e lógica.

Como podemos consumir a ameixa no dia a dia?

As ameixas secas podem servir como um delicioso lanche no meio da tarde ou também serem utilizadas para enfeitar mousses e pudins. Já a fruta natural pode se tornar um delicioso suco, compotas ou geleias para completar as refeições intermediárias.

10 - Maracujá: Pertencente também do grupo das frutas exóticas, o maracujá é perfeito quem precisa relaxar e acalmar os ânimos. Essa característica da fruta se dá por ela fazer parte das plantas do gênero Passiflora, conhecidas por serem calmantes naturais. Além disso, o maracujá ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados, por conter bons níveis de vitamina C em sua composição.

Maracujá é perfeito para compor doces e sobremesas saudáveis

Se o suco de maracujá serve para acalmar, se misturarmos essa fruta com leite antes de dormir, nós podemos garantir uma noite tranquila de sono, por exemplo. Além disso, O maracujá traz, naturalmente, muito sabor e beleza para combinações de pratos. A fruta também pode ser consumida como sorvete, picolés, mousse, tortas, sucos, vitaminas ou ser encontrada em forma de farinha, auxiliando na preparação de bolos e cookies integrais.

Outras frutas cítricas que podem fazer parte de um plano alimentar saudável

Dentre as menos conhecidas, mas igualmente poderosas nutricionalmente, nós podemos citar: lima-da-Pérsia, framboesa, caju, carambola, cidra, romã, pomelo, amora, jabuticaba, pêssego, tamarindo, toranja, lima, cupuaçu e abiu, como outros bons exemplos de frutas cítricas que devem estar presentes no dia a dia. O consumo de todas elas garantem o fortalecimento do sistema imune - que faz a defesa do organismo - prevenindo infecções e ajudando a tornar o nosso corpo mais saudável e nutrido.

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