Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sucos saudáveis: 7 combinações poderosas para defender o sistema imunológico
Guia Culinário 21/08/2017

Sucos saudáveis: 7 combinações poderosas para defender o sistema imunológico

Que os sucos são fontes saborosas e nutritivas para hidratar o corpo e deixar o organismo forte e com mais energia, isso todo mundo sabe, agora… Você sabia que eles também podem, de maneira natural e saudável, substituir remédios para febres, gripes, resfriados, alergias e outras enfermidades? Recheados de componentes poderosos, diversas combinações dessas bebidas têm propriedades que defendem o sistema imunológico do ataque dos “temidos” radicais livres, que causam essas “fraquezas” tão comuns em nosso dia a dia.

O sistema imunológico é uma espécie de goleiro do nosso organismo. Ele é responsável por defender o corpo de “ataques externos estranhos”, como vírus, bactérias e outros parasitas, que podem causar algum tipo de enfermidade. Porém, para que ele possa nos ajudar incansavelmente, dia após dia, é preciso também que nós façamos a nossa parte, ingerindo nutrientes ou outras substâncias naturais, que consigam fortalecer essa proteção.

Justamente aí é que entra a importância dos sucos naturais e integrais. Compostos, principalmente, por frutas, legumes, verduras, folhas e algumas especiarias, essas bebidas são potentes fontes de vitaminas, minerais e agentes antioxidantes, que limpam o organismo, desintoxicando o corpo e acelerando as funções de defesa do sistema imunológico.

Agentes antioxidantes: Os “soldados” do sistema imunológico

Encontrados nos mais diversos alimentos, principalmente frutas, vegetais e grãos, os agentes antioxidantes são as principais substância na defesa do sistema imunológico. Eles atuam, por exemplo, evitando o depósito de placas de gorduras nas artérias (que pode ser uma das causas do infarto), além de impedir que ocorram modificações no DNA das células do organismo. Por essa razão, os agentes antioxidantes também estão relacionados ao combate do câncer, principalmente em fases iniciais.

 

7 combinações de sucos para defender o seu organismo!

Veja, abaixo, 7 composições maravilhosas de sucos para turbinar a sua saúde, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo. Clique no link associado a cada bebida para conferir o modo de preparo e todos os ingredientes necessários. Experimente e refresque a sua sede como o melhor da gastronomia saudável!

Suco de tomate orgânico, limão, laranja e ervas: É um encontro de sabores que tornam essa bebida uma explosão de nutrientes para a nossa saúde. O tomate é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes e, juntamente com limão e a laranja, duas frutas fontes de vitamina C, potencializam os seus benefícios.

Suco de frutas vermelhas com limão e água de coco:
Açaí, Acerola, Ameixa, Amora, Caqui, Cereja, Framboesa, Goiaba, Jabuticaba, Melancia, Morango… Entre tantas outras. As conhecidas “red berries” são fontes incríveis de agentes antioxidantes para o organismo. Já a água de coco é considerada um isotônico natural para hidratar e fortalecer o corpo.

Suco de cítricos orgânicos e canela: A frutas cítricas (abacaxi, limão, laranja, tangerina, pêssego, romã, morango, etc) possuem uma concentração incrível de vitamina C, um potente antioxidante para o organismo e que não é produzido naturalmente pelo nosso corpo. Junto à canela, especiaria que também possui grande concentração de antioxidantes, a bebida é um “boom” para a defesa do sistema imunológico.

Suco verde com abacaxi, laranja e hortelã:
Denominado também como suco detox, essa bebida tem a característica principal de desintoxicar ou, a grosso modo, fazer uma faxina geral em nosso organismo. Com essa limpeza, o corpo passa a trabalhar melhor, mais disposto e fortalecido para encarar as doenças externas.

Suco orgânico de frutas amarelas: Feito com laranja, maracujá e limão siciliano, essa bebida consegue hidratar e oferecer grandes quantidades de vitaminas e minerais para a nossa saúde e o bom funcionamento do sistema imunológico.

Suco de morango, laranja e beterraba: Com duas frutas cítricas no copo e mais a poderosa beterraba, esse suco rosa é um grande aliado para a defesa do organismo. A beterraba, além de grandes quantidades de ferro, possui glutamina em sua composição nutricional, elemento que fornece energia diretamente para as células do sistema imunológico

Suco nutritivo: O nome já diz tudo para entender a importância de acrescentar essa bebida no seu dia a dia. Feito com laranja, melão, pepino, cenoura e limão siciliano, o suco nutritivo também é refrescante e fonte de vitaminas A e C, ótimos agentes antioxidantes.