Frutas exóticas: Conheça 9 dessas incríveis e deliciosas fontes de nutrientes!

Apesar de pouco conhecidas e mais difíceis de encontrar, as frutas exóticas também são alimentos poderosos para a nosso consumo. Extremamente nutritivas e saborosas, elas possuem características semelhantes às frutas tradicionais, mas, reservam suas peculiaridades. Conheça algumas das mais importantes e seus benefícios!
Apesar de pouco conhecidas e mais difíceis de encontrar, as frutas exóticas também são alimentos poderosos para a nosso consumo. Extremamente nutritivas e saborosas, elas possuem características semelhantes às frutas tradicionais, mas, reservam suas peculiaridades. Conheça algumas das mais importantes e seus benefícios!
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Kino, Pitaia, Abiu... Você já ouviu falar nelas?Então, que tal dar uma inovada na sua cesta de frutas? Pouco comum nas feiras e mercados tradicionais, algumas frutas denominadas "exóticas" em nosso país também servem de grandes ajudantes para a nossa alimentação saudável. Por isso, um esforço a mais para encontrá-las e conhecê-las é proporcionalmente recompensado por ingredientes saborosos e poderosos nutrientes, que ampliarão as suas opções no dia a dia. Confira!

Pouco conhecidas por grande parte da população, as frutas exóticas têm como característica principal só serem encontradas em suas regiões de origem. Elas possuem cores, formatos, tamanhos, aromas e sabores bem peculiares e são, na maioria das vezes, produzidas em pequenas escalas, em seus períodos de safra. A nutricionista Daniella Chein nos apresenta uma lista com algumas dessas principais frutas exóticas e os seus benefícios para a saúde. Veja!

Conheça 9 frutas exóticas para acrescentar no seu dia

- Kino: Ainda pouco consumida no Brasil, essa fruta, de origem africana, é conhecida por seus poderes de emagrecimento natural. O kino é rico em vitaminas A e C, em fibras, potássio, ferro e cálcio e possui poucas calorias (aproximadamente 25 em uma porção de 100 gramas). "Os benefícios proporcionados pela fruta são diversos, podemos citar o fortalecimento do sistema imunológico, o auxílio no processo de emagrecimento e no equilíbrio da flora intestinal. É ainda digestico e um isotônico natural ", destaca a profissional.

- Pitaia: Cheia de vitamina C, a pitaia possui é rica em antioxidantes, que impedem o aparecimento das toxinas que podem causar os inchaços, e em alguns casos complicações mais sérias como o câncer. Também possui poder laxativo.

- Cramberry: Conhecida como a fruta que combate a infecção urinária, um copo pela manhã, segundo estudos, servirá para dar fim às infecções. Pouco calórica quando consumida sem açúcar, a cramberry é capaz de produzir a sensação de saciedade, contribuindo para o emagrecimento saudável. Além disso, a fruta também é riquíssima em antioxidantes, que previnem contra doenças e retardam o envelhecimento das células.

- Granadilho: Típica da América do Sul, essa fruta contém vitamina A, fitoquímicos, que agem na redução do colesterol e uma grande quantidade fibras solúveis, importantes no controle do diabetes. Uma curiosidade sobre a fruta é que suas sementes são comestíveis e muito nutritivas.

- Abiu: Originária da Amazônia, é rica em vitamina A, cálcio e fósforo. Seu caroço contém um óleo com poderes anti-inflamatórios.

- Longan: Essa é uma fruta poderosa que contém vitamina C e ferro em abundância. Essa união de nutrientes combatem a anemia, por exemplo. Como a vitamina C aumenta a absorção do ferro pelo organismo, a fruta favorece a biodisponibilidade no organismo.

- Tamarrillo: Também conhecida como tomate japonês, ele é rico em vitamina A e fitoesteróis, poderosos no combate ao colesterol ruim, o LDL.

- Buriti-Miriti: Com a polpa é possível fazer bebidas e mingau. É muito rica em vitamina A, cálcio, fósforo e ácidos graxos que combatem o envelhecimento das celulas do organismo eliminam os radicais livres.

- Camu-camu: Dentre as frutas exóticas, o camu-camu é a que tem maior teor de vitamina C do mundo. Suas folhas, assim como a polpa, são usadas para tratar diversas doenças e sintomas, dentre eles, infecções virais, gripes e resfriados, fadiga crônica, asma, arterioesclerose, gengivites, cefaleia e outras.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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