Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
7 motivos para incluir o Blueberry na sua alimentação: “A fruta da longevidade”
Guia Culinário 17/11/2014

7 motivos para incluir o Blueberry na sua alimentação: “A fruta da longevidade”

Frutinha nativa da América do Norte e da Europa e de nome científico Vaccinium myrtillus, o nutritivo blueberry – conhecido no Brasil como mirtilo – faz parte do grupo de frutas vermelhas com cor arroxeada e sabor cítrico. Sua fama se espalhou pelo mundo por conta dos inúmeros benefícios, tendo como destaque combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, e por isso é chamada de “fruta da longevidade”. O mirtilo pode ser consumido na forma in natura, batido como suco ou incorporado na salada verde, dando um toque adocicado e bem agradável.

A nutricionista Anete Mecenas, que é Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ, ressalta que o blueberry é um aliado poderoso para quem busca o peso ideal. “Recomenda-se que a fruta seja consumida uma hora antes de um treino aeróbico. Ela vai ajudar o organismo a queimar melhor as gorduras. Cada 100g contém apenas 56 calorias. Aconselha-se consumir entre 30 a 50 gramas por dia”, ressalta a nutricionista, especialista em alimentos funcionais, nutrição esportiva e nutrigenômica. Veja 7 motivos para incluir o blueberry no cardápio diário:

1. Blueberry tem poder antioxidante

O mirtilo é um dos frutos com mais quantidade de antioxidantes, principalmente pelo alto nível de antocianinas, que é um pigmento de origem vegetal. Esses agentes ajudam a manter o sistema imunológico forte, auxiliando também no combate contra algumas doenças crônicas, cardiovasculares e até degenerativas. Além disso, é uma grande fonte de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo.

2. É conhecido como ‘fruta da longevidade’

Com apelido de “fruta da longevidade”, o blueberry preserva o sistema imunológico, deixando-o mais saudável, fazendo com que o organismo consiga combater com mais eficácia doenças e infecções.

3. Fruta evita o envelhecimento precoce

Por ser rica em antioxidantes, essa fruta tem grande capacidade de combater os radicais livres, causados pelo estresse, cigarro, poluição etc. Essas moléculas, quando aparecem em excesso no nosso corpo, geram a oxidação celular, que por sua vez resultam no envelhecimento precoce.

4. Mirtilo preserva a memória

O mirtilo ajuda contra os efeitos da degradação do cérebro. Com isso, preserva não apenas a memória como também evita o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema nervoso central, como o mal de Alzheimer.

5. Blueberry auxilia no índice glicêmico

Para quem tem diabetes, o blueberry é uma ótima opção. Seu baixo nível de açúcar ajuda na regulação da glicemia no sangue. Lembrando que o mirtilo possui frutose, uma espécie de “adoçante natural” das frutas, que ajuda a fornecer energia para o corpo.

6. Alimento diminui riscos de problemas cardiovasculares por reduzir o colesterol ruim

A presença de fibras solúveis presentes no mirtilo ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). Isso significa que essa fruta evita o entupimento das artérias, causado devido ao acúmulo de gordura. Consequentemente, evita diversas doenças relacionadas ao coração, como é o caso de infartos.

7. Blueberry é bom para a visão

Por fim, o blueberry é ótimo para a visão. Isso porque é rico em antocianinas, flavonoides que evitam a fadiga ocular. Além disso, esses nutrientes ajudam a melhorar a visão noturna, garantindo uma melhor leitura e foco, mesmo à noite. Esse benefício, inclusive, é ótimo para quem trabalha em computadores e celulares, ambos famosos por darem aquela sensação de “vista cansada” depois de um tempo de uso.

Fonte: Blueberries Por Jorge B. Retamales,Hancock and Retamales, James F. Hancock, Editora Cabi, 2012.

Publicada em 17/11/2014

Editada em 03/12/2019