Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tangerina: benefícios do suco para o corpo
Guia Culinário 23/01/2015

Tangerina: benefícios do suco para o corpo

A tangerina, dependendo da região do nosso país, possui os mais diversos nomes e apelidos: é conhecida como mexerica, pocã (pocan), bergamota…O fato é que essa iguaria, rica em vitamina C, potássio e fibras, é uma das frutas mais gostosas e nutritivas de todas e uma boa opção para aquele lanche da tarde, já que pode ser consumida facilmente e em qualquer ocasião. Nela, estão presentes ainda a vitamina A, as do complexo B, minerais como potássio, cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Em sua composição natural, a tangerina possui 90% de água e essa porcentagem ajuda na hidratação em dias mais quentes. Os mais diversos nutrientes da tangerina também são responsáveis ainda pelo controle de índice de açúcar no sangue, fortificação de ossos e músculos e auxílio no processo rápido e saudável de emagrecimento.

Por contribuir para a nossa hidratação, uma das melhores formas em que a tangerina pode ser encontrada é a líquida, como explica a nutricionista Rita da Silva: “As pessoas devem ter atenção na hora de beber suco em casa. Depois de pronto ele perde nutrientes e vitaminas, por isso, indicamos o consumo imediato da bebida. Se isso não acontecer, ela deve ser descartada”, indica a especialista.

Tangerina é ótima opção para atletas!

Para os praticantes de atividade física, a tangerina é uma ótima opção e grande aliada no combate a gordura corporal e desenvolvimento atlético, fornecendo muita energia ao corpo. Além disso, a frutas promove a sensação de saciedade e auxilia o funcionamento do intestino. Todos esses fatores incentivam para que o consumo seja realizado constantemente.

A Dra. Rita da Silva explica que a ingestão de frutas deve acontecer, pelo menos, três vezes ao dia, no entanto, elas não precisam ser consumida sempre na mesma forma. A tangerina também pode ser transformada em sucos, sobremesas, sorvetes, saladas, patês, pastas, cremes e molhos. As cascas também podem ser usadas para fazer chás com propriedades relaxantes.