Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Abuse das laranjas! Sucos, chás ou doces. Veja como aproveitar essa fruta
Guia Culinário 27/04/2017

Abuse das laranjas! Sucos, chás ou doces. Veja como aproveitar essa fruta

Uma das frutas mais famosas, queridas e utilizadas na gastronomia mundial, a laranja merece sempre um espaço especial na nossa alimentação diária! Dona de sabor marcante, refrescante e extremamente agradável, ela também é uma incrível fonte de nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, que, dentre seus maiores benefícios, fortalecem e defendem o organismo, dando mais ânimo, energia e disposição ao corpo. Conheça outros bons motivos para usar e abusar da laranja e as suas melhores formas de aproveitamento no dia a dia!

Não há como negar: a laranja é uma fruta poderosa! Seja em um suco para amenizar o calor em época das altas temperaturas ou através de seus consumo natural, para prevenir gripes e resfriados, os motivos são diversos para utilizá-la a nosso favor. A nutricionista Luciana Novaes explica as principais virtudes do alimento para a saúde:

“A laranja ajuda no bom funcionamento do nosso organismo e na prevenção de doenças crônicas. Os flavonoides presentes na laranja podem contribuir de diversas formas, como retardar ou prevenir as doenças de artérias devido a sua atividade antioxidante sobre gorduras e consequente inibição de placas de ateroma, e assim, agem prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares. Elas também diminuem o estresse oxidativo melhorando a resposta do organismo no Diabetes, em alguns tipos de câncer ou em doenças degenerativas”, explica a nutricionista Luciana Novaes.

Vitamina C – Uma das frutas cítricas mais conhecidas de todas, a laranja é sempre relacionada a sua grande quantidade de vitamina C em sua composição nutricional. E, de fato, ela é! Segundo a Luciana Novaes, essa substância também contribui muito para aumentar a imunidade, melhorar as reações orgânicas e diminuir a presença de radicais livres, melhorando todo o estado de saúde e prevenindo o envelhecimento precoce que enfraquece o organismo.

As 5 melhores maneiras de consumir a laranja

De acordo com Luciana Novaes, a melhor forma de consumo da fruta é sempre a mais natural possível, porque desse modo, também se aproveita o consumo das fibras: “Elas ajudam a controlar a liberação de açúcar da própria fruta e auxiliam o trânsito intestinal”, explica. Veja mais algumas formas saudáveis!

1 – Suco de laranja: São refrescantes e excelentes para antes da prática de atividade física porque oferecem energia de rápida absorção e ajudam a manter a hidratação do corpo.

“O suco da laranja é maravilhoso porque além de possuir alto teor de vitamina C e quantidades significativas de outros nutrientes essenciais, como carotenoides, folato e potássio, ainda é fonte de flavonoides como a hesperidina e naringenina e fibras solúveis”, completa a profissional.

2 – Chá da casca da laranja: Na hora do descanso ou em tempos de baixas temperaturas um cházinho cai super bem, não é? “Além de também fornecer substâncias antioxidantes, o chá traz alívio em casos de enxaquecas”, indica a nutricionista.

3 – Água aromatizada: É uma excelente opção para quem não consegue beber água pura. “O sabor deixado na água diminui a compulsão por doces e possui pouquíssimas calorias”, analisa a especialista

4 – Farinha de laranja: Pode ser usada na preparação de vitaminas, iogurtes, tempero para salada, carnes e até em sobremesas. “A farinha da casca da laranja ajuda na redução de colesterol, traz alívio em doenças respiratórias e é um expectorante natural”, explica Luciana.

5 – Bolo de laranja: Seja acompanhado de um café ou chá, um bolo de laranja é um lanche irresistível! Dê preferência por prepará-lo com farinha integral e açúcar naturais, assim, torna sua refeição mais nutritiva e saudável.

Restrições de consumo da laranja: Diabéticos devem ter mais atenção!

Ainda que seja uma fruta saudável alguns grupos de pessoas devem ficar atentos ao consumo da laranja. A nutricionista Luciana alerta:

“Diabéticos precisam controlar a ingestão de frutas e a laranja é muito rica em frutose, um açúcar natural da fruta que rapidamente entra na corrente sanguínea. A melhor forma de consumir nesse caso é após as grandes refeições, como uma sobremesa. Já para quem faz uso de medicamentos a base de estatinas, medicamentos para controle de colesterol, o uso de frutas cítricas pode atrapalhar na absorção completa do medicamento. O melhor seria evitar o consumo da fruta no mesmo horário da medicação”, finaliza a nutricionista.

Regularidade – Para os demais grupos de pessoas, a profissional indica o consumo de uma ou duas laranjas por dia, para adquirir os benefícios da fruta. Lembrando que o consumo de frutas deve ser diário, pois elas são ricas em vitaminas e minerais essenciais a saúde.