Frutas secas: Por que mesmo desidratadas elas são tão poderosas? Veja as razões!

As frutas secas são tão poderosas quanto as frutas frescas. Apesar do menor poder de hidratação, elas garantem as mesmas quantidades de fibras, vitaminas e minerais, das frutas naturais, tendo a diferença de serem mais práticas, docinhas e saborosas! Saiba mais sobre os benefícios desses alimentos!
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Frutas são sempre bem-vindas, principalmente quando o assunto é alimentação saudável. Contudo, mesmo assim, nem todo mundo tem o bom hábito de comê-las no dia a dia. Por isso, para mantê-las em nossa rotina alimentar, as frutas desidratadas são ótimas alternativas para incrementar as nossas refeições com bastante sabor e, claro, nutrientes!

Quando falamos os termo "secas" ou "desidradatas", parece que o alimento perde muito em sua composição nutricional, porém, não é verdade. Segundo a nutricionista Mariane Valpasso, apesar de não possuir líquido, as frutas secas garantem poderes semelhantes aos das frutas frescas, por exemplo: "A principal diferença é que as secas passam por um processo que elimina a água presente e passa a ter menos capacidade de hidratação. As fibras, vitaminas e minerais são preservadas", analisa a profissional.


Quais são as principais frutas secas e como elas beneficiam o nosso corpo?

Damascos, tâmaras, uvas passas, maçãs, abacaxis e ameixas secas têm ganhado um espaço maior nas alimentações. Em relação às frutas naturais, elas ganham na praticidade de consumo, não precisam ser higienizados ou descascadas, além de estarem disponíveis o ano todo (seus prazos de validade chegam a 6 meses).

Dentre seus principais benefícios à saúde, por serem são ricas em açúcares naturais e fibras, proporcionam saciedade após a ingestão, além do fato de facilitarem o funcionamento do intestino. As frutas desidradatas são boas fontes de ferro, um mineral aliado no combate à anemia; Boro e vitamina K, que contribuem na formação óssea.


Orientações de consumo das frutas desidratadas

O consumo de frutas é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal são 400 g de frutas por dia, o que corresponde a 5 porções do alimento. "As frutas podem ser consumidas em lanches intermediários e em diversas preparações", aconselha a nutricionista.

Moderação - Contudo, as frutas secas, como todo alimento, devem ser consumidas com equilíbrio. Isso porque, durante o processo de desidratação, os alimentos perdem a quantidade de água existente, logo, o açúcar presente se torna mais concentrado, tornando-se mais calóricas do que as frutas frescas, por exemplo.



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