Descubra: comer peixe duas vezes por semana torna o corpo muito mais saudável

Aposte em uma dieta saudável! Inclua o peixe em duas refeições por semana e exagere no sabor e nos benefícios
Aposte em uma dieta saudável! Inclua o peixe em duas refeições por semana e exagere no sabor e nos benefícios

Ele é conhecido com a "gordura do bem" e está cada vez mais presente no cardápio diário do brasileiro. O ômega 3 é um ácido graxo essencial, de suma importância para o funcionamento do coração, sendo indicado até no tratamento contra a depressão. Mas, infelizmente, o corpo humano não é capaz de produzir o Ômega 3, portanto, uma dieta rica nessa substância é muito importante e traz inúmeros benefícios que podem ser percebidos já a curto prazo.

Este ácido graxo é capaz de diminuir os índices de triglicerídeos e do colesterol ruim, além de melhorar a circulação sanguínea e aumentar a imunidade. De acordo com o nutrólogo Paulo Giorelli, ele é capaz de atuar também como um importante mediador de alergias e reduzir o tempo de processos inflamatórios. "É preciso praticar uma alimentação equilibrada, sem nenhum exagero", destaca.

Para o Dr. Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), uma dieta rica em ômega-3 resulta na melhora no ritmo cardíaco e previne a formação de coágulos. Segundo o médico, as principais fontes são peixes de água fria, como sardinha, salmão, arenque, atum e anchova, mas já existem compostos suplementares eficazes. "O ideal é ingerir de pelo menos duas porções de peixe por semana, mas, para aproveitar ainda mais os benefícios do ômega 3, recomenda-se incluir outras fontes da substância no cardápio, como nozes e castanhas, por exemplo", ressalta o médico.

Alimentos onde o ômega 3 pode ser encontrado em abundância

  • Nozes e castanhas
  • Óleos vegetais
  • Peixes gordurosos, encontrados em águas fundas como salmão, atum, anchova, sardinha e arenque. Prefira os assados, cozidos ou grelhados.
  • Semente de linhaça
  • Vegetais de folhas verdes escuras, como a rúcula, a couve, o agrião e o espinafre.
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