Alimentos ricos em proteínas: uma opção para cada dia da semana

Comidas ricas em proteína devem ser incluídas no cardápio diariamente
Comidas ricas em proteína devem ser incluídas no cardápio diariamente

Os alimentos ricos em proteínas são fundamentais para a manutenção da saúde do organismo. Afinal, os macronutrientes são responsáveis por gerar energia para o corpo e produzir massa muscular, além de fortalecer o sistema nervoso e transportar oxigênio pelos vasos sanguíneos. Não sabe como incluí-los na rotina alimentar? Veja agora as opções de alimentos com proteínas para incrementar as principais refeições do dia a dia.

O que são proteínas e como elas atuam no organismo

Compostas por aminoácidos, as proteínas são consideradas macronutrientes, pois o organismo precisa delas em grande quantidade. Elas ajudam a manter o sistema imune forte e garantem a saúde de pele, unhas e cabelos, e ainda estimulam as funções neurológicas e dão força para os músculos. Por isso, é fundamental que alimentos ricos em proteína estejam presentes no prato todos os dias.

Para absorver boas proteínas, alimentos como carne vermelha e ovo são os exemplos mais famosos por serem fonte de aminoácidos essenciais. Entretanto, há diversas outras opções de ingredientes para complementar o cardápio ao longo da semana. Para saber quais são os alimentos ricos em proteínas, acompanhe abaixo exemplos de ingredientes e receitas proteicas para fazer em casa durante a semana.

7 fontes de proteína para a semana toda

É sempre bom conhecer variados alimentos e os nutrientes que apresentam. Por isso, as dicas abaixo incluem fontes de proteína animal e alternativas para quem segue uma dieta vegetariana/vegana pode aproveitar também. É só acompanhar as sugestões:

Domingo: comece a semana com receita de frango com castanha

O frango com crosta de castanha-de-caju é indicado para um almoço especial e marcante. A carne branca é rica em niacina, fósforo e selênio, importantes para o sistema nervoso. A castanha também é fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, viu? A sobrecoxa com molho picante ou uma receita com filé de truta combina perfeitamente com o almoço em família do domingo.

Segunda-feira: bebida de aveia é boa opção para café da manhã

O leite de aveia com amêndoas é aquele preparo para começar o dia com saúde e energia. A bebida contém proteínas, fibras e minerais, como ferro, fósforo, zinco e vitaminas do complexo B, que facilitam a digestão e o fortalecimento dos músculos. As amêndoas também são fonte de fibras e gorduras boas, assim como de cobre, fósforo, magnésio e vitamina E.

Terça-feira: incremente almoço com ovo preparado no forno

A receita de omelete de forno com leite de aveia serve para o café da manhã ou para incrementar o almoço. O ingrediente principal apresenta vitaminas A, E e do complexo B, e promove saúde para o coração. O leite de aveia preparado no dia anterior vira ingrediente desse preparo salgado.

Quarta-feira: aproveite jantar leve e criativo com sopa fria de iogurte

O iogurte é um ótimo alimento para fazer uma sopa fria e garantir o jantar de quarta-feira. Com baixo teor de gordura e muita proteína, o ingrediente é fonte de ácido fólico, niacina, riboflavina, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e do complexo B. Só coisa boa, e você ainda pode variar a semana com a sopa de ervilha fria.

Quinta-feira: quinoa é ingrediente perfeito para petisco em happy hour

Aperitivos são sempre opções saudáveis para comer à noite, ainda mais se for no happy hour. Os espetinhos de almôndegas de quinoa com shiitake são veganos e a semente é fonte de folato, cobre, magnésio e manganês. Aproveite o momento para preparar um overnight com chia e aveia para a manhã seguinte.

Sexta-feira: aposte em sobremesa com pasta de amendoim

Não pode faltar um doce saudável na lista e o fudge, sobremesa com pasta de amendoim, tem tudo para deixar a sexta-feira mais gostosa. A pasta concentra vitaminas E e do complexo B e minerais, como ferro, magnésio, potássio e zinco. Também dá para testar o bolo de iogurte e começar o fim de semana com saúde.

Sábado: almoço ou jantar especial com nhoque de ricota

Queijos pouco gordurosos não poderiam ficar de fora, né? A receita de nhoque de ricota e espinafre é muito recomendada para quem quer aproveitar o derivado de leite de forma saudável e com baixo teor de gordura. O alimento é rico em cálcio, iodo, selênio e vitamina A, D, E e do complexo B. Ainda sobre queijos, prove também o quiche de peito de peru e cottage.

Alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular: veja mais opções

Quem treina com regularidade e quer aumentar a massa muscular deve consumir os ingredientes corretos a fim de absorver a quantidade adequada de proteínas para o organismo. Logo, é fundamental conhecer uma lista de alimentos que são ricos no macronutriente e podem auxiliar no processo. Invista em sementes de abóbora ou gergelim, bebida de soja, peixes e leite de vaca no cotidiano para aproveitar ao máximo comidas ricas em proteínas.

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