O que são aminoácidos essenciais e por que eles são tão importantes para o corpo

As principais fontes de aminoácidos essenciais são leite e derivados (como queijo e iogurte), ovos e carnes (incluindo aves e peixes)
As principais fontes de aminoácidos essenciais são leite e derivados (como queijo e iogurte), ovos e carnes (incluindo aves e peixes)

Você conhece o universo dos aminoácidos essenciais? Eles têm esse nome justamente porque são fundamentais para a saúde e equilíbrio do corpo - já que são aqueles que o nosso organismo não produz e, por isso, devem ser ingeridos através da alimentação. No total, são 9 aminoácidos: triptofano, fenilalanina, leucina, valina, isoleucina, lisina, treonina, metionina e histidina. Quer conhecê-los melhor? Então veja a nossa lista!

Aminoácidos essenciais podem ser encontrados em produtos de origem animal

De modo geral, os aminoácidos essenciais são encontrados em produtos de origem animal, como carnes, ovos, leites e derivados (iogurte, queijo e manteiga, por exemplo). Além disso, eles estão presentes em leguminosas (como feijão e lentilha), oleaginosas (castanhas-do-Pará, de caju, amêndoas e avelãs) e algumas sementes (como as de abóbora e de girassol). Por isso, para consumir todos os aminoácidos essenciais, é importante manter uma dieta saudável e equilibrada, com todos esses alimentos.

Para que servem os aminoácidos essenciais?

Vale destacar que, apesar de os aminoácidos essenciais fazerem parte do mesmo grupo, cada um cumpre uma função específica. Dá uma olhada na função de cada um:

Triptofano ajuda a garantir o bom humor

É conhecido por contribuir para a produção de serotonina (o "hormônio da felicidade"), auxiliando a combater a depressão, o estresse e a garantir bom humor. Ele pode ser encontrado em carnes, leguminosas, sementes e até mesmo em chocolates amargos (que são ricos em cacau).

Fenilalanina auxilia o sistema nervoso

Se destaca por contribuir para a formação de neurotransmissores, auxiliando o sistema nervoso. Ela ajuda a melhorar a memória, o raciocínio e serve para aumentar o nível de endorfina no cérebro. Pode ser encontrada, principalmente, em carnes e laticínios.

Leucina dá energia aos músculos

Esse aminoácido essencial faz bem para a saúde dos músculos - estimula o crescimento da musculatura e concede energia. A leucina está presente nas carnes (incluindo aves e peixes), laticínios, feijão, vegetais como a vagem e sementes.

Valina combate o estresse

Assim, como a leucina, a valina também é importante para a saúde e funcionamento dos músculos. Ela também fortalece o sistema imunológico e combate o estresse. Esse aminoácido pode ser encontrado em carnes, leguminosas (lentilha e feijão), ovos e laticínios.

Isoleucina é importante para quem pratica exercícios físicos

Esse aminoácido concede energia e contribui para a recuperação dos músculos após os treinos (sendo fundamental para atletas). A falta dessa substância pode ocasionar cansaço muscular. Você pode consumi-la através de ovos, leites e derivados e oleaginosas, como castanhas, amêndoas e avelãs.

Obs.: Fenilalanina, leucina e valina fazem parte do grupo BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada). Apesar de diferentes, todas têm um papel importante na saúde da musculatura do corpo.

Lisina ajuda no combate a doenças

É conhecida por conter propriedades antivirais, auxiliando no sistema imunológico. Por isso, auxilia no combate a doenças como a herpes e infecções pelo corpo. Além disso, essa substância ajuda a diminuir o colesterol ruim e o estresse, além de contribuir para o crescimento muscular. Ela pode ser encontrada em carnes vermelhas, aves, peixes, frutos do mar como o camarão, sementes, leguminosas e oleaginosas.

Treonina atua no processo de cicatrização

Esse aminoácido essencial tem tudo a ver com a saúde da pele, pois auxilia na síntese do colágeno e da elastina. Ou seja, ele ajuda nos processos de cicatrização e mantém a pele mais bonita. Você irá encontrá-lo em alimentos como castanhas, leguminosas, cogumelos e até mesmo no abacate.

Metionina é boa para o sistema cardiovascular

É importante para a saúde do sistema cardiovascular, auxilia no funcionamento do fígado e ajuda a tratar doenças como a depressão, mal de Parkinson, além de combater dores musculares. Está presente em ovos, leites e derivados, castanhas, carnes e frutos do mar.

Histidina auxilia na regeneração dos tecidos do corpo

Apesar de ser produzido naturalmente pelo nosso corpo, esse aminoácido também faz do grupo "essenciais". É importante para a regeneração de tecidos, faz bem para o sistema cardiovascular e cerebral. Além disso, a histidina também se converte em histamina - composto importante para o sistema imunológico. Você encontra o aminoácido em carnes, cereais integrais, leguminosas, leites e derivados.

Receitas:
Salmão
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