O que são macronutrientes e como consumi-los: nutricionista explica

Entre os principais macronutrientes, encontram-se os carboidratos - muito presentes em pães e massas, por exemplo
Entre os principais macronutrientes, encontram-se os carboidratos - muito presentes em pães e massas, por exemplo
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

Indispensáveis em qualquer alimentação, os macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) funcionam como principal fonte de energia para o corpo. Só que assim como o grupo dos micronutrientes, composto pelas vitaminas e minerais, eles também devem ser consumidos de forma equilibrada - caso contrário, podem aumentar muito o acúmulo de gorduras e até causar problemas de saúde mais sérios.

Para saber melhor quais são os macronutrientes mais importantes e como consumi-los de forma adequada no dia a dia, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel, que esclareceu vários pontos importantes. Dá uma olhada!

O que são macronutrientes e como deve ser o seu consumo?

De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, os macronutrientes são aqueles que devem ser consumidos em maior quantidade, justamente por cumprirem uma função importante no organismo. "Os macronutrientes, como o próprio nome diz, são grandes fontes de nutrientes que devem vir em maior quantidade na dieta para nos fornecer energia. São eles: carboidratos, proteínas e lipídeos", explica a profissional.

Mas então qual deve ser a quantidade exata de macronutrientes consumidos diariamente? A nutricionista destaca que é importante sempre atentar ao equilíbrio e buscar orientações profissionais para ter o melhor direcionamento. "Sua distribuição ao longo do dia em forma de refeições ou lanches deve ser feita de forma equilibrada para o fornecimento de energia ideal ao ser humano, segundo as recomendações da OMS", destaca Cristiane.

Existe uma Referência de Ingestão Diária internacional (DRIs) que dita, em média, a quantidade ideal de macro e micronutrientes que deve ser consumida por um indivíduo saudável. De acordo com essas diretrizes, deve-se consumir de 45 a 65% de carboidratos, 10 a 35% de proteínas e 20 a 35% de gorduras, distribuídos em 2000 calorias para as mulheres e 2500 para os homens.

Quais os efeitos de uma alimentação pobre em macronutrientes?

Se você já fez dietas muito restritivas ou ficou muito tempo sem comer carboidratos, por exemplo, deve saber que o corpo fica mais fraco, fatigado e o raciocínio tende a se tornar mais lento. Esses sintomas são indícios de que há falta de macronutrientes no cardápio, o que pode gerar alguns problemas. "A alimentação pobre em macronutrientes é pobre em energia. Quando se há falta de nutrientes, há déficit calórico - o que pode acarretar em sérias complicações para o organismo", afirma Cristiane.

Tenha atenção para não consumir macronutrientes em excesso

Nenhum exagero faz bem à saúde, não é mesmo? Mas, no que diz respeito aos macronutrientes, os danos podem ser grandes caso o seu consumo seja muito desequilibrado. "Quaisquer macronutrientes que sejam consumidos em excesso na alimentação, sendo os carboidratos, proteínas ou lipídeos, podem ocasionar diferentes consequências negativas à saúde, além do ganho de peso", destaca a nutricionista. Saiba mais sobre os efeitos de consumir macronutrientes de forma exagerada:

Excesso de carboidratos pode gerar problemas circulatórios

De acordo com a nutricionista, uma alimentação exagerada em carboidratos pode deixar o sistema cardiovascular mais fragilizado com o passar do tempo. "O excesso de carboidratos pode gerar ganho de peso, hiperglicemia, hiperinsulinemia, sobrecarga pancreática, resistência insulínica e ainda Diabetes Mellitus", informa Cristiane.

Proteínas em excesso podem aumentar o acúmulo de gordura corporal

Se você tem o hábito de comer muitas carnes vermelhas no dia a dia - em especial, as mais gordurosas -, é possível que o organismo fique sobrecarregado e surjam problemas circulatórios. "O excesso de proteínas também pode contribuir para o ganho de peso. Com o excesso desses nutrientes na dieta, o corpo aproveita para 'estocar' a energia, transformando em gorduras. Além disso, o excesso de proteínas pode acarretar em sobrecarga renal, cálculos renais, aumento de ácido úrico, gota e produção de acidose, uma espécie de inflamação no organismo", alerta a nutricionista.

Consumo de lipídios exagerado leva à formação de placas na corrente sanguínea

Evitar frituras e alimentos ultraprocessados - como salgadinhos, biscoitos recheados, pizzas congeladas e outros - é muito importante para proteger o sistema circulatório. De acordo com a nutricionista, ter um cardápio muito gorduroso pode prejudicar bastante a saúde das correntes sanguíneas.

"O consumo excessivo de gorduras (lipídios), mesmo que elas sejam dadas como saudáveis - como gorduras insaturadas, poli-insaturadas -, pode sim ocasionar ganho de peso. O excesso de consumo de gorduras saturadas, frituras, gorduras trans, em especial, pode acarretar não só no ganho de peso, mas no "depósito" de gorduras, com formações de placas, chamadas ateromas, na corrente sanguínea, veias e artérias. Isso pode ocasionar entupimento de vasos e consequências graves para a saúde", finaliza a profissional.

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