Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/05/2021

7 alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Uma alimentação saudável é a chave para o bem-estar, e isso inclui a prevenção de doenças. Por isso, é muito importante que a sua dieta contenha alimentos que aumentam a imunidade, dando condições para que o próprio corpo se defenda de germes e bactérias oportunistas que causam gripes, resfriados e outras infecções. Para turbinar a sua rotina alimentar, conheça alguns alimentos que fortalecem o sistema imunológico e como aproveitar o melhor de cada um deles!

1. Alho é um anti-inflamatório natural

O alho figura entre os principais alimentos para fortalecer o sistema imunológico, devido ao seu potencial anti-inflamatório, antiviral, bactericida e antifúngico. De quebra, ajuda a regular a pressão arterial e a prevenir doenças cardíacas. Esse poderoso tempero é versátil e pode ir em praticamente qualquer alimento – inclusive no chá!

2. Cebola tem alto teor de vitaminas e antioxidantes

Outro tempero em que você pode apostar para turbinar a imunidade do organismo é a cebola. Esse legume, que geralmente é um par perfeito para o alho, é rico em diversas vitaminas (A, B1, B2, C, K e P) que favorecem o sistema imune. Ele também protege a visão e evita o envelhecimento precoce. Além de tempero, a cebola pode ser um ótimo aperitivo e usada como ingrediente principal de caldos e sopas.

3. Salmão é fonte de ômega 3 e tem alto valor proteico

Conhecido por ser um peixe nobre de água fria, o salmão é muito procurado pelo seu sabor leve e marcante. Porém, ele também é rico em ômega 3, ácido graxo que não é produzido naturalmente pelo corpo e é responsável por regular as células de defesa do corpo humano, além de melhorar a resposta do sistema nervoso e prevenir doenças, como o mal de Alzheimer. Vale a pena consumir o salmão não só em sua forma grelhada, mas também cru, para gosta da culinária japonesa.

4. Gengibre é um ingrediente detox e anti-inflamatório natural

Se você está inteirado sobre quais alimentos fortalecem a imunidade, deve conhecer o gengibre! Ele é uma especiaria com sabor forte e marcante, causando um leve ardor na boca. Detox, ele é bom para a imunidade, melhora a digestão, turbina a energia, alivia cólicas e é anti-inflamatório. Esse alimento também é super versátil: pode ser consumido em pratos doces e salgados, em pó, nos sucos e vitaminas, além de chás.

5. Fígado é rico em ferro e vitaminas que aumentam a imunidade

O fígado é muito consumido por quem está com anemia, e não é à toa. Esse alimento riquíssimo em ferro também tem alta concentração de vitaminas (A, complexo B e D) e ajuda na defesa do organismo. Porém, é importante alertar: quem tem problemas cardíacos precisa consumir o fígado com moderação, devido ao alto colesterol presente no alimento.

6. Batata-doce fornece fibras e antioxidantes

Ainda não conhece esse superalimento? A batata-doce é a queridinha dos adeptos de treinos e academias. Seu poder antioxidante é ótimo para o sistema imunológico e ainda previne o envelhecimento precoce, pois faz bem para a pele. É rica em fibras, vitaminas e minerais e é boa para quem tem pressão alta.

7. Frutas cítricas têm um alto teor de vitamina C

Quando o assunto é frutas para o sistema imunológico, pode ter certeza de que estamos falando das frutas cítricas! Laranja, limão, tangerina, abacaxi, toranja e outras são famosas pela vitamina C, substância que ajuda a fortalecer a imunidade, combatendo gripes e resfriados. O potencial das frutas cítricas também está em sua versatilidade, sendo bem-vinda em sucos, doces, bolos e até pratos salgados.