Espetinhos de almôndegas de quinoa com shiitake

Médio
1h30
30 almôndegas (10 espetinhos)
Espetinhos de almôndegas de quinoa com shiitake

Que tal preparar espetinhos vegetarianos para servir de aperitivo? Em vez de usar carne, a nossa dica é fazer almôndegas feitas à base de quinoa com shiitake picado e diferentes temperos (cebola, cúrcuma, páprica e curry). Rica em fibras, proteínas, ferro, vitaminas B1, B3 e outros nutrientes importantes, essa receita é bem colorida, saborosa e ainda pode incorporar o cardápio de um churrasco vegetariano. Para incrementar, nós ainda separamos dicas de como fazer um molho agridoce com suco de laranja e melado de cana Taeq - um ingrediente rico em minerais que ajuda a adoçar diferentes receitas. Ficou interessado? Confira o passo a passo da receita!

Modo de preparo

Almôndegas

Em uma panela, ferva a água com o sal e, em seguida, adicione a quinoa;

Deixe cozinhar até a água secar e a quinoa ficar macia. Espere esfriar;

Em uma panela, aqueça o azeite com o curry, a cúrcuma e a páprica;

Junte a cebola e refogue até murchar;

Pique bem o shiitake e o adicione à panela com a farinha de trigo;

Deixe formar água e cozinhe até que todo líquido seque;

Acrescente a quinoa e tempere com sal e pimenta;

Misture bem, desligue o fogo, salpique a salsa e deixe esfriar.

Molho

Em um recipiente pequeno, coloque o suco de laranja, o vinagre, o melado de cana e o sumo de gengibre;

Bata bem todos os ingredientes e tempere com uma pitada de sal.

Montagem

Modele as almôndegas e grelhe-as em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite. Retire assim que ficarem douradas;

Use espetinhos de bambu para colocar três almôndegas intercaladas com folhas de manjericão;

Sirva os espetinhos com o molho.

Quinoa é um superalimento rico em fibras, vitaminas e minerais

Por ter um alto valor nutricional, a quinoa é considerada um superalimento - é fonte de fibras alimentares, proteínas, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, C e flavonóides, como a quercetina, que cumpre uma importante ação antioxidante. Vale destacar, ainda, que a quinoa é um tipo de semente livre de glúten - ou seja, é ótima para a dieta de celíacos.

Shiitake é um tipo de cogumelo que faz bem para a saúde do coração

Considerado um tipo de cogumelo comestível altamente nutritivo, o shiitake se destaca por ser um grande aliado da saúde do coração: ajuda no controle do colesterol, da pressão arterial e ainda é rico em fibras alimentares, que fazem bem para o funcionamento do aparelho digestivo. Ele pode ser usado no preparo de refogados, gratinados, risotos, massas, saladas e diferentes receitas saudáveis.

Salsa é um tempero medicinal rico em vitaminas e minerais

Quando se trata de incluir temperos nas receitas, a salsa é sempre uma excelente opção. Pertencente ao grupo de plantas medicinais, ela é fonte de vitaminas A, do complexo B, C, E, ferro, zinco e outros minerais importantes. Além disso, essa hortaliça tem substâncias diuréticas, anti-inflamatórias e outras propriedades medicinais. Ela pode ser usada como tempero ou até mesmo no preparo de chás, sucos e outras bebidas detox. Uma boa dica, inclusive, é sempre usar folhas de salsa bem frescas para usufruir ao máximo de seus benefícios.

Suco de laranja é rico em vitaminas A, C, fibras e antioxidantes

Além de ser consumido como bebida, o suco de laranja também é ótimo para a confecção de molhos e marinadas. Rico em vitaminas A, C, flavonoides e betacaroteno (pigmento antioxidante), ele é considerado um grande aliado do sistema imunológico. Além disso, ele fornece fibras e sais minerais importantes: potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Informação nutricional

Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 115 kcal = 483 kj 6
Carboidrato 19g 6
Proteína 3,5g 5
Gorduras totais 2,8g 5
Gorduras saturadas 0,4g 2
Gorduras trans 0g **
Sódio 0mg 0
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 2,7g 11
Vitamina A 0mcg 0
Vitamina D 0,1mcg 2
Vitamina C 6mg 13
Cálcio 8mg 1
Ferro 0,5mg 4
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