Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Queijo de búfala e outros 2 tipos de queijo para incluir no cardápio
Guia Culinário 18/03/2022

Queijo de búfala e outros 2 tipos de queijo para incluir no cardápio

Que tal dar preferência a tipos de queijo sem gordura para fazer sanduíches, incrementar saladas e outras receitas no dia a dia? O queijo de búfala, por exemplo, é uma opção rica em nutrientes e pobre em gorduras – o que é perfeito para quem busca uma alimentação mais saudável. Esse tipo de queijo também se destaca por ser bem saboroso e versátil na culinária, rendendo combinações deliciosas. Quer saber mais sobre a mozzarella de búfala e outras versões de queijo mais saudáveis para comer no dia a dia? É só continuar lendo!

1. Queijo de búfala é bem saboroso e tem um teor mais baixo de gorduras

Considerado um tipo de queijo mais nobre, a mozzarella de búfala tem uma textura cremosa, levinha, é bem saborosa e ainda tem um teor mais baixo de lactose. A Taeq, em especial, tem uma versão de queijo mozzarella de búfala zero lactose que é perfeita para quem tem intolerância ao açúcar do leite. Esse queijo também é menos gorduroso que outros tipos de laticínios, sendo ótimo para incluir no cardápio diário.

Mozzarella de búfala é fonte de proteínas e tem o dobro de cálcio que outros queijos

Você sabia que a mozzarella de búfala é bem nutritiva? Além de ser uma fonte importante de proteínas, ela tem o dobro de cálcio quando comparada aos queijos feitos com leite de vaca. Por ser produzida a partir do leite de búfala, essa mozzarella é fonte de ferro, fósforo, potássio, zinco, selênio, magnésio e até mesmo vitaminas A, do complexo B e E.

Por ser fonte de vários minerais e vitaminas importantes, esse tipo de queijo é ótimo para a saúde do coração, dos sistemas nervoso, imunológico e ainda é bastante indicado para regular os níveis de colesterol. Ele também cumpre ação antioxidante no organismo e é uma alternativa mais leve para o cardápio – por ter pouca gordura, não pesa no sistema digestivo.

Como consumir queijo de búfala no dia a dia

Se você quer incluir um queijo com baixo teor de gordura nas refeições diárias, a mozzarella de búfala é com certeza uma das melhores opções. Ela pode ser usada para montar sanduíches com pão integral e salada, preparar massas, risotos, tortas e para servir de tira gosto com torradas integrais e snacks de grão-de-bico. Uma boa dica é incrementar o queijo com temperos, como azeite, alecrim, cheiro-verde, pimenta e as ervas de sua preferência. O resultado fica mais saboroso e até mais nutritivo!

2. Queijo cottage é pouco calórico e fornece proteínas

Você já se perguntou qual o queijo mais saudável para incluir na alimentação? Os brancos, de uma forma geral (como a mozzarella de búfala e o cottage), tendem a ser menos gordurosos e mais nutritivos que os amarelos (parmesão, prato, cheddar, gouda e outros).

O queijo cottage, em especial, é fonte de proteínas e tem um baixo teor de calorias – sendo ótimo para preparar pastinhas saudáveis e nutritivas, com folhas e temperos, por exemplo. Uma boa dica é fazer uma mistura de cottage com azeite, manjericão moído, azeite e pimenta para servir de aperitivo saudável em ocasiões especiais.

3. Queijo minas frescal tem alto teor de vitaminas, é pouco calórico e tem baixo teor de gordura

Assim como outros queijos brancos, o minas frescal é uma opção com pouca gordura que pode ser consumida de diversas formas – com pães, tapiocas, em aperitivos com orégano e torradas e por aí vai. Essa versão de queijo é rica em vitaminas A, do complexo B, D e proteínas – ou seja, ajuda a fortalecer os músculos e tem forte ação antioxidante no organismo, sendo ótimo para melhorar a imunidade.