Receitas com batata-doce: Veja 8 opções deliciosas para sua alimentação saudável

A batata doce pode ser usada de diversas formas no dia a dia. Veja 8 sugestões de receitas saudáveis para aproveitar os benefícios desse alimento
A batata doce pode ser usada de diversas formas no dia a dia. Veja 8 sugestões de receitas saudáveis para aproveitar os benefícios desse alimento

Produto recomendado

Batata doce orgânica Taeq 600g

Batata doce orgânica Taeq 600g

Botão do Pão de Açúcar Delivery

Quando o assunto é batata-doce, seja roxa ou branca, as possibilidades culinárias desse alimento são tão grandes quanto os seus incríveis benefícios para a saúde. O ingrediente, sempre associado às dietas de emagrecimento e fortalecimento dos músculos, é extremamente versátil, saboroso e, nutricionalmente falando, ideal para manter o organismo regulado e livre de enfermidades. Por isso, veja 8 opções de receitas saudáveis para você incluir a batata-doce de diferentes formas no seu dia.

Pertencente da família dos tubérculos, um subgrupo dos vegetais, a batata-doce é um alimento saudável, rico em carboidratos complexos e que fornece energia para o corpo sem aumentar os níveis de açúcar no sangue, sendo recomendado também para as refeições de pessoas diabéticas. Além disso, o ingrediente é fonte de vitaminas A e C, substâncias que ajudam a proteger o sistema imunológico saudável e melhorar a saúde dos olhos, prevenindo, por exemplo, a degeneração macular.

Confira 8 receitas rápidas e práticas para você utilizar a batata-doce na sua alimentação

1. Purê de batata-doce com legumes grelhados

O tradicional purê de batatas ganha uma versão saudável e muito saborosa. Feito de batata-doce e acompanhado de legumes grelhados, essa receita é uma opção perfeita para pratos principais. Livre de glúten, o prato é perfeito para os intolerantes à substância.

Ingredientes

3 unidades de batata-doce orgânica Taeq

Sal e pimenta a gosto

4 colheres (sopa) de requeijão light com fibras Taeq

¼ de xícara (chá) de queijo minas padrão light Taeq, ralado

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 colher (sobremesa) de sumo de gengibre orgânico Taeq

100g de tomate sweet grappe orgânico Taeq, cortados ao meio

1 abobrinha italiana orgânica Taeq, cortada em cubos

1 cebola orgânica Taeq, cortada em cubos

Alecrim picado

Cozinhe as batatas com casca na água até ficarem macias. Em seguida, escorra toda a água e reserve 1 xícara. Passe as batatas no espremedor ainda quente. Coloque em uma panela, misture a água reservada, o requeijão light, o queijo ralado fino e o sal. Leve ao fogo até misturar todos os ingredientes e ficar bem cremoso. Reserve. Em uma frigideira, aqueça o azeite e grelhe os legumes. Para temperar utilize o sumo de gengibre, o sal, a pimenta e as ervas. Para finalizar o prato, distribua o purê bem quente em travessas e, por cima, coloque os legumes quentes. Sirva em seguida.

2. Nhoque de batata-doce com espinafre e peito de peru

Para quem não resiste à massa naquele almoço especial de domingo, essa receita vai te surpreender. A batata-doce se torna um nhoque saudável, cheio de fibras e proteínas necessárias para o nosso bem-estar. A receita ainda é extremamente prática, ocupando apenas 60 minutinhos do seu tempo do fim de semana.

Ingredientes

3 unidades de batata-doce orgânica Taeq

4 colheres (sopa) de ricota esfarelada

1 colher (sopa) de queijo Minas Padrão light Taeq, ralado

Farinha de trigo integral, suficiente para dar ponto (aproximadamente 3/4 xícara de chá)

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 pacote de espinafre picado congelado Taeq

1 pacote de peito de peru light Taeq, picado

1 pote de queijo tipo cottage light Taeq

Sal e pimenta a gosto

100g de queijo mussarela light Taeq, ralado

Cozinhe as batatas na água com um pouco de sal até ficarem macias. Escorra e ainda quente, passe no espremedor. Coloque em uma tigela, espere esfriar e misture a ricota, o queijo, e a farinha de trigo integral aos poucos para dar ponto. Enrole a massa, corte os nhoques e cozinhe na água fervente com um pouco de sal por aproximadamente 2 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite, doure o alho e acrescente o espinafre descongelado, o peito de peru e o queijo cottage. Tempere com sal e pimenta e reserve.

Em frigideira antiaderente aqueça um fio de azeite e doure os nhoques. Acrescente o espinafre e sirva salpicado com a mussarela ralada.

3. Chips de abobrinha e batata-doce

Seja como petisco ou lanche, os chips saudáveis são aquelas opções irresistíveis para quem não quer abrir mão da dieta e comer um lanchinho diferente. Fonte de vitamina A, esse aperitivo ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico e beneficia a saúde dos olhos. Experimente esta receita!

Ingredientes

2 unidades de abobrinha orgânica Taeq

2 unidades de batata-doce orgânica Taeq

Azeite extravirgem Taeq

Sal e pimenta a gosto

2 colheres (sopa) de suco de laranja orgânico Taeq

2 colheres (sopa) de geleia diet de laranja Taeq

1 pitada de sal

1 fio de azeite extravirgem Taeq

Pimenta a gosto

Raspas de limão orgânico Taeq

2 colheres (chá) de mostarda

Preaqueça o forno a 180°C. Lave, seque e descasque as abobrinhas e as batatas-doces. Passe os legumes pelo fatiador de legumes. Espalhe as fatias (uma ao lado da outra) em uma assadeira antiaderente grande. Tempere com um fio de azeite, o sal e a pimenta. Asse durante 15 minutos, até secar. Retire do forno e deixe esfriar. Misture bem todos os ingredientes do molho. Sirva os chips com o molho de laranja.

4. Canapé de massa de batata-doce com espinafre

Vai receber uns convidados em casa e está em dúvida do que servir? Então se surpreenda com esta receita! Mais uma vez a dupla de batata-doce e espinafre se juntam para trazer sabor e nutrientes, além de possuir pouquíssima gordura, sendo essencial para quem deseja perder uns quilinhos.

Ingredientes

1 xícara (chá) de batata-doce orgânica Taeq, cozida e espremida

1 gema de 1 ovo orgânico Taeq

1 colher (sopa) de requeijão light com fibras Taeq

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

Sal e pimenta a gosto

1 colher (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 unidade de cebola orgânica Taeq, pequena e picada

2 unidades de tomate orgânico Taeq, cortados em cubos grandes

150g de espinafre picado congelado Taeq, descongelado e escorrido

1 colher (chá) de mostarda

Sal e pimenta a gosto

2 colheres (sopa) de pasta de queijo tipo cottage light Taeq

Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea. Em seguida, unte uma assadeira e forre com papel manteiga. Divida a massa em 6 porções iguais. Disponha cada porção formando círculos de massa sobre o papel manteiga e leve para assar no forno pré - aquecido até dourar. Reserve.

Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite extravirgem e doure a cebola. Em seguida, acrescente o tomate e o espinafre. Tempere com o sal, a pimenta e a mostarda. Desligue o fogo e junte a pasta de queijo tipo cottage. Disponha sobre os círculos de massa e sirva em seguida.

5. Caldo de frango com legumes e batata-doce

Sabe aquela receita da vovó de canja de galinha irresistível? Ela ganha uma versão saudável e é aprimorada com a batata-doce, incluindo ainda mais proteínas à preparação. O vegetal ainda acrescenta uma quantidade de carboidratos saudáveis, que são facilmente absorvidos pelo organismo, se transformando em energia para o corpo.

Ingredientes

½ pacote de filé de peito de frango congelado Taeq, temperado a gosto, cozido e desfiado em lascas grandes

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem Taeq

1 cebola orgânica Taeq

1 colher (café) de páprica picante

1 lata de tomate pelado

Sal e pimenta a gosto

400ml de caldo caseiro de legumes orgânicos Taeq

2 batatas doces orgânicas Taeq, cortadas em cubos

1 xícara (chá) de ervilha congelada Taeq

Salsa para decorar

Em uma panela, aqueça o azeite extravirgem e doure a cebola junto com a páprica. Em seguida, misture o tomate pelado, cortado em pedaços grandes, com o caldo, um pouco de sal e a pimenta. Junte o caldo de legumes e as batatas. Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias, junte o frango e as ervilhas e cozinhe por mais 5 minutos. Para finaliza, salpique as folhas de salsa e sirva em seguida, bem quente.

6. Salada de batata-doce, queijo, nozes e sálvia

Uma boa entrada tem um lugar especial em uma alimentação saudável, não é mesmo? Afinal, ela é a responsável por promover a saciedade e impedir que comamos mais do que o necessário no prato principal. Fonte de cálcio, a salada de batata-doce, queijo, nozes e sálvia, se torna também uma aliada da saúde muscular e óssea, mantendo-os saudáveis e fortalecidos.

Ingredientes

2 unidades de batata-doce orgânica Taeq

100g de queijo minas frescal orgânicoTaeq, picado grosseiramente

50g de nozes quebradas

Folhas de sálvia

Sal e pimenta a gosto

1 colher de (sobremesa) de mostarda Dijon

¼ de xícara (chá) de suco de limão orgânico Taeq

1 colher (sopa) de azeite extravirgem Taeq a gosto

1 colher (sopa) de mel silvestre orgânico Taeq

Lave as batatas e corte em barcas. Cozinhe na água fervente com um pouco de sal até ficarem macias, porem sem desmanchar. Coloque em uma assadeira e regue com um fio de azeite. Asse no forno até dourarem. Em uma saladeira, coloque as batatas, o queijo, as nozes e as folhas de sálvia.

Molho: Misture bem o sal, a pimenta, a mostarda, o suco de limão o azeite e o mel. Regue a salada com o molho.

7. Baked potato de batata-doce

Embora o nome não seja tão popular, a receita trata-se da famosa e suculenta batata recheada, porém, em uma versão saudável. Nessa composição, utilizamos a batata-doce e recheamos com iogurte e queijo minas frescal, dois ingredientes com baixa quantidade de gordura e uma boa quantidade de carboidratos, tornando o prato ideal para uma dieta equilibrada.

Ingredientes

2 unidades grandes de batata-doce orgânica Taeq

Sal e pimenta a gosto

1 fio de azeite extra virgem orgânico Taeq

4 colheres (sopa) de queijo minas frescal orgânico Taeq, ralado

1 pote de iogurte natural desnatado Taeq

1 colher (sopa) de suco de limão orgânico Taeq

Cebolinha orgânica Taeq, picada a gosto

Coloque o iogurte em uma peneira forrada com papel toalha e deixe na geladeira por 2 horas no mínimo. Lave as batatas, embrulhe no papel alumínio e asse no forno preaquecido a 220ºC até que as batatas fiquem bem macias. Retire do papel alumínio, faça um corte na transversal das batatas. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Recheie com o queijo branco e por cima coloque algumas colheradas de iogurte, temperado com o limão, sal, pimenta e azeite. Salpique a cebolinha e sirva em seguida.

8. Creme de batata-doce com alho-poró

Praticidade e sabor em apenas uma receita. Em 40 minutinhos, a união de batata-doce e alho-poró trará uma explosão de sabores para sua alimentação. Rica em vitamina A e fonte de carboidratos, a receita vai ajudar a tornar o seu dia mais energético e garantir um fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados.

Ingredientes

2 unidades grandes de batata-doce orgânica Taeq

Sal e pimenta a gosto

1 fio de azeite extra virgem orgânico Taeq

4 colheres (sopa) de queijo minas frescal orgânico Taeq, ralado

1 pote de iogurte natural desnatado Taeq

1 colher (sopa) de suco de limão orgânico Taeq

Cebolinha orgânica Taeq, picada a gosto

Coloque o iogurte em uma peneira forrada com papel toalha e deixe na geladeira por 2 horas no mínimo. Lave as batatas, embrulhe no papel alumínio e asse no forno preaquecido a 220ºC até que as batatas fiquem bem macias. Retire do papel alumínio, faça um corte na transversal das batatas. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Recheie com o queijo branco e por cima coloque algumas colheradas de iogurte, temperado com o limão, sal, pimenta e azeite. Salpique a cebolinha e sirva em seguida.

Publicada em: 03/11/2017
Editada em: 17/09/2020

Últimas
Receitas
Ver Mais

Últimas Matérias

Frutas com A: conheça aquelas batizadas com a primeira letra do alfabeto

Frutas com A: conheça aquelas batizadas com a primeira letra do alfabeto Frutas com A: conheça aquelas batizadas com a primeira letra do alfabeto

Sucos, smoothies, vitaminas, geleias, compotas, bolos, mousses, saladas e diferentes doces... São inúmeras as possibilidades de receitas que podem ser feitas...

> Leia mais
Os benefícios da serralha, planta medicinal rica em vitaminas

Os benefícios da serralha, planta medicinal rica em vitaminas Os benefícios da serralha, planta medicinal rica em vitaminas

A serralha é um tipo de PANC (planta alimentícia não convencional) que pode trazer vários benefícios à saúde, pois tem alto teor de ferro, vitaminas,...

> Leia mais
Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento

Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento Como fortalecer o pulmão? 6 alimentos bons para o seu funcionamento

Ter um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação atrelada à prática regular de exercícios físicos, é muito importante para garantir a saúde pulmonar....

> Leia mais
Centella asiática: para que serve essa planta medicinal indiana

Centella asiática: para que serve essa planta medicinal indiana Centella asiática: para que serve essa planta medicinal indiana

Também chamada de gotu kola, pegaga e antanan, a centella asiática é uma planta medicinal de origem indiana muito usada pela medicina ayurvédica - ótima para...

> Leia mais
Lambedor de abacaxi, beterraba e mais: como fazer receitas desse xarope caseiro

Lambedor de abacaxi, beterraba e mais: como fazer receitas desse xarope caseiro Lambedor de abacaxi, beterraba e mais: como fazer receitas desse xarope caseiro

Você sabia que é possível fazer xaropes caseiros usando frutas, raízes e ervas medicinais de forma simples? A nossa dica é recorrer sempre a ingredientes bem...

> Leia mais
O que causa gordura no fígado e a dieta para tratar o problema

O que causa gordura no fígado e a dieta para tratar o problema O que causa gordura no fígado e a dieta para tratar o problema

Caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode levar a sintomas de inchaço, dor e fraqueza, a esteatose hepática é geralmente causada por hábitos...

> Leia mais
Os benefícios do açafrão-da-terra, a famosa cúrcuma

Os benefícios do açafrão-da-terra, a famosa cúrcuma Os benefícios do açafrão-da-terra, a famosa cúrcuma

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é um tipo de raiz que pertence à mesma família do gengibre - é altamente aromático, tem uma cor amarela...

> Leia mais
Conheça o camapu, a planta amazônica que ajuda a tratar o mal de Alzheimer

Conheça o camapu, a planta amazônica que ajuda a tratar o mal de Alzheimer Conheça o camapu, a planta amazônica que ajuda a tratar o mal de Alzheimer

Encontrado, principalmente, nas regiões do Pará, o camapu é uma planta amazônica que vem sendo muito estudada pelos pesquisadores do Norte do Brasil. Devido...

> Leia mais
Como fazer shawarma, a receita árabe que se popularizou no Brasil

Como fazer shawarma, a receita árabe que se popularizou no Brasil Como fazer shawarma, a receita árabe que se popularizou no Brasil

Conhecido como o famoso sanduíche árabe, a receita de shawarma se popularizou em diversas regiões do Brasil nos últimos anos. Chamado também de gyros, kebab...

> Leia mais
Chá de marcela serve para tratar dores! Conheça os benefícios da bebida

Chá de marcela serve para tratar dores! Conheça os benefícios da bebida Chá de marcela serve para tratar dores! Conheça os benefícios da bebida

Dono de propriedades medicinais que ajudam a tratar dores no corpo, o chá de marcela é o produto de uma planta brasileira muito consumida no Sul do país....

> Leia mais