6 dicas de almoços para diabéticos

Os peixes com ômega 3, como linguado, truta e salmão, ajudam no controle da glicose
Os peixes com ômega 3, como linguado, truta e salmão, ajudam no controle da glicose
Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Consultor:

Adriana Lúcia van-Erven Ávila

Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Nutrição em Cardiologia pelo InCor (Instituto do Coração) e em Distúrbios Metabólicos e risco Cardiovascular pelo CEU (Centro de extensão Universitária)

Para começar, é preciso entender que existem alguns tipos diferentes de Diabetes, mas em todos os tipos, a orientação nutricional é bem parecida: alimentar-se bem é um dos desafios, visto que o tempo e a correria do dia a dia dificultam o processo do preparo dos alimentos, e os industrializados dão a falsa impressão de praticidade.

Felizmente, a dieta para pessoas que têm diabetes é fácil, não precisa ser sem sabor, nem sem tempero; ela deve ser uma alimentação feita sempre, sem intervalos. A nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila deu algumas dicas de refeições que possuem todos os nutrientes necessários para atingir o equilíbrio do organismo. As verduras, por exemplo, junto com os legumes são essenciais para o bom funcionamento do intestino e para ajuda no controle da glicose.

"Os peixes com ômega 3, como linguado, truta, salmão, namorado, atum, sardinha, também ajudam no controle da glicose, comer sempre esse tipo de carne é fundamental", comenta a nutricionista. Essas carnes são importantes para o ganho e a preservação de massa muscular, já que fornecem proteínas, mas é essencial que as opções magras sejam escolhidas, ao invés das mais gordurosas.

"O diabético pode comer qualquer tipo de fruta inclusive manga, figo, uva e caqui. Assim como laranja, goiaba e maçã que têm fibras solúveis, que também ajudam no controle da glicose", explica Adriana, ressalvando também que devem ser consumidas com moderação, já que são ricas em frutose - o açúcar da fruta.

Cardápio de refeições para diabéticos

Almoço 1:

• Salada de alface roxa com pepino;

• Cevadinha;

• Grão de bico;

• Salmão grelhado;

• Espinafre refogado;

• Maçã com casca;

Almoço 2:

• Salada de rúcula com cenoura crua ralada grossa;

• Granola salgada;

• Ervilha;

• Frango assado sem pele;

• Brócolis cozido no vapor;

• Uva rosada;

Almoço 3:

• Salada de escarola com tomate em rodelas;

• Quinua;

• Lentilha;

• Carne assada;

• Purê de abóbora;

• Melão;

Almoço 4:

• Salada de alface americana com palitos de beterraba;

• Macarrão integral;

• Soja;

• Atum desfiado;

• Repolho cozido;

• Manga;

Almoço 5:

• Salada de agrião com rodelas de abobrinha;

• Purê de batata doce;

• Lentilha;

• Rosbife;

• Vagem refogada;

• Laranja com bagaço;

Almoço 6:

• Salada de acelga com rabanete;

• Arroz integral;

• Feijão;

• Frango grelhado;

• Berinjela no forno;

• Goiaba;

Receitas:
Berinjela
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