Batata doce roxa ou branca: Quais são as diferenças entre elas? Entenda!

Não são só as cores que diferem as batatas doces brancas e roxas. Os dois alimentos possuem sabores e composições nutricionais diferentes
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Batata doce: roxa ou branca? Apesar de ambas serem poderosas fontes nutricionais, as duas possuem peculiaridades bem características, sabia? Pois é, além das distintas cores, os dois alimentos se distinguem também pelo sabor, características e, até mesmo, combinações gastronômicas.

Saudáveis, nutritivas e muito saborosas, independente das cores, a batata doce traz diversos benefícios à nossa saúde, além de serem extremamente versáteis na culinária. Rica em fibras alimentares, ambas atuam no bom funcionamento intestinal, proporcionam saciedade, ajudam a reduzir os níveis de colesterol e contribuem com a saúde cardiovascular. Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, pequenas peculiaridades diferem esses alimentos:

"Nutricionalmente ambas possuem mesmo benefícios com muito pouca diferença calórica entre elas (menos de 5 kcal entre elas em 100 g). A batata doce com casca roxa apresenta um pouco mais de vitaminas e minerais e por isso um pouco mais vantajoso no ponto de vista nutricional", explica a nutricionista.

Diferenças entre as batatas doces brancas e roxas

- Calorias: A cada 100g do alimento é possível notar uma pequena diferença na quantidade de calorias. Enquanto a batata doce branca possui 92 kcal, a batata doce roxa apresenta 95 kcal. No caso de uma dieta para perda de peso, por exemplo, a versão branca do alimento é a mais indicada.

- Nutrientes: Ambas são boas fontes de vitaminas do complexo B, C e D, porém, na batata doce roxa é possível encontrar uma quantidade maior desses nutrientes principalmente na casca. Logo, para uma alimentação equilibrada ou uma dieta para repor substâncias, a batata roxa se torna melhor.

- Sabor: Segundo Patrícia Bertoni, a batata doce roxa possui um sabor mais adocicado, geralmente, agradando mais aos consumidores: "A batata doce roxa é mais doce e suculenta enquanto a branca é um pouco mais ressecada", analisa a profissional.

4 benefícios da batata doce para nossa alimentação saudável

1 - Fonte de energia: Rica em carboidratos saudáveis, o consumo da batata doce é muito recomendado para os praticantes de exercício físico, pois fornece bons níveis de energia para as atividades. Além disso, esses carboidratos não elevam os níveis de açúcar no sangue.

2 - Proporciona saciedade: Devido a presença das fibras alimentares, o consumo da batata doce ajuda a diminuir o apetite, sendo benéfica para quem deseja perder alguns quilinhos, já que, consequentemente, o consumo alimentar diminui.

3 - Fortalece o sistema imunológico: As batatas doces são boas fontes de vitamina C e A, responsáveis por tornarem o nosso organismo saudável, favorecer o nosso sistema imune e prevenir o desenvolvimento de gripes e resfriados.

4 - Ajuda no desenvolvimento dos músculos: O consumo regular do vegetal fornece a energia necessária para o desempenho nas atividades físicas, além disso, é uma boa fonte de proteínas, responsáveis pelo fortalecimento e definição dos músculos.

*Patrícia Bertoni Brotherhood (CRN 101586) é nutricionista especializada em gestão de qualidade e segurança de alimentos e atua na prescrição de fitoterápicos e suplementação. Formada pela UNIRIO, a profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e informações: Instagram
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