Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Batata doce: 6 motivos para você aproveitar os benefícios desse alimento
Guia Culinário 08/11/2017

Batata doce: 6 motivos para você aproveitar os benefícios desse alimento

Se você não tem o costume de comer batata doce no dia a dia, saiba que está mais do que na hora de mudar o seu cardápio. Dona de grandiosos benefícios para saúde, o alimento é considerado funcional e pode ser aproveitado das mais diversas formas na culinária. Por isso, que tal descobrir as principais vantagens desse ingrediente para o nosso corpo? Aposto que ao conhecer um pouquinho sobre os seus poderosos nutrientes, a sua presença será prioridade em suas listinhas de compras do mês. Confira!

Sempre relacionada às dietas esportivas de quem pratica muitas atividades físicas, a batata doce – também chamada de batata da terra ou batata da ilha, dependendo da região do país – é rica em nutrientes como vitaminas A, do complexo B e E, além de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Segundo a nutricionista Sheila Basso, o alimento também é fonte de agentes antioxidantes, substâncias que ajudam na proteção do organismo, fortalecendo o sistema imunológico:

“Por ser uma excelente fonte de vitaminas, a batata doce pode agir na prevenção de diversos tipos de câncer. O pigmento antocianina, um agente antioxidante, é abundante na batata doce, o que pode diminuir os perigos apresentados por metais pesados e dos radicais de oxigênio”, analisa a profissional.

Por que a batata doce é tão saudável?

1 – Ajuda a controlar o colesterol: A batata doce é uma boa fonte de fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras complicações.

2 – Reforça a imunidade: Por ser rica em agentes antioxidantes, a batata doce ajuda a manter o organismo livre de gripes e resfriados comuns com a mudança do tempo, impedindo as ações de micro-organismo que agridem o sistema imunológico.

3 – Melhora o funcionamento do sistema digestivo: As fibras alimentares encontradas na composição da batata doce também favorecem as funções do aparelho digestivo e, assim, garantem facilitam a digestão dos alimentos e ainda melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e a prisão de ventre.

4 – Fornece energia: A batata doce, além de ser ótima para aumentar as performances de atletas, também pode ser usada para melhorar a disposição na rotina de trabalho pois é rica em carboidratos saudáveis, aqueles que não alteram os níveis de açúcar no sangue.

5 – Favorece o emagrecimento equilibrado: Diminuir algumas medidas para entrar naquela calça favorita não precisa ser sofrido, afinal, a batata doce é um alimento saboroso e pode te ajudar. As fibras também são responsáveis por garantir saciedade mais facilmente, ajudando a diminuir a quantidade de alimentos ingeridos.

6 – Beneficia a saúde da pele: Rica em vitamina E, uma substância antioxidante, a batata doce atua na prevenção das ações dos radicais livres no organismo, promovendo uma pele saudável, hidratada e jovem por mais tempo, sem rugas ou marcas de expressões causadas pela idade.

Tipos de batata doce: existem 4 variedades desse alimento

1 – Batata branca: Esse tipo do tubérculo possui o sabor tão doce e apresenta uma polpa bem seca. Também é chamada de angola ou terra nova.

2 – Batata amarela: Assim como a branca, também apresenta uma polpa mais seca, porém possui o sabor mais adocicado.

3 – Batata roxa: Essa variedade do alimento apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais popular e consumida pelo sabor e aroma que são mais marcantes. Também é a mais utilizada para o preparo de doces.

4 – Batata doce avermelhada: Mais popular no Nordeste do país, essa versão da batata tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

Produtos relacionados