Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas low carb: saiba como diminuir o consumo de carboidratos no dia a dia
Taeq Indica 18/01/2018

Receitas low carb: saiba como diminuir o consumo de carboidratos no dia a dia

Você conta carboidratos na sua alimentação? A dieta “low carb”, moda entre as pessoas que buscam perder uns quilinhos, pode sim ser uma alternativa saudável com as suas devidas atenções. Para isso, basta algumas adaptações no cardápio e trocas nas receitas do dia a dia, para conseguirmos diminuir o consumo excessivo de massas, pães e produtos industrializados, e manter refeições mais naturais e nutritivas.

De acordo com o que consta nos “Rótulo de Alimentos”, descritos pelo Ministério da Saúde, os carboidratos são os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente a do cérebro. Por causa disso, a orientação de consumo médio fica entre 50 a 55% por dia, optando por fontes que possuem baixos índices glicêmicos, como a batata doce e cereais integrais.

Em contrapartida, a dieta “low carb” reduz essa quantidade de carboidratos diário em 45%, dando preferência ao produtos integrais, que possuem mais fibras alimentares, substâncias que ajudam a emagrecer, pois equilibram as funções do organismo e promovem a melhor sensação de saciedade, evitando aquela “fome” excessiva. Vale ressaltar, no entanto, que uma redução extrema de carboidratos (algo abaixo dos 40% por dia), apesar de agilizar os processos de perda de peso, pode acarretar consequências danosas à saúde.

Contagem de carboidratos é importante para a alimentação de diabéticos

A melhor forma encontrada até o momento para o controle na alimentação de pessoas diabéticas no dia a dia também é através da contagem de carboidratos. Como a dieta “low carb” prioriza o consumo de carboidratos de baixo Índice Glicêmico, esse processo também pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos altos de glicose (hiperglicemia) e de insulina no organismo.

Porém, antes de iniciar qualquer plano alimentar, consulte um médico especializado ou um profissional de nutrição para elaborar cardápios de acordo com as suas individualidades físicas e necessidades do dia a dia.

8 receitas low carb para as sua alimentação

*Clique no link assinalado em cada receita para conferir o modo de preparo, os ingredientes necessários, além da tabela nutricional completa de cada prato.

Nhoque de batata doce com espinafre e peito de peru

Fricasse de frango

Chips de abobrinha e batata doce

Sanduíche no pão de forma sem glúten

Falafel com salada orgânica

Sopa de abóbora em cubos com tofu grelhado

Omelete de cogumelos e ervas

Rosbife de terneiro ao molho de alcaparras

Fique atento aos rótulos e embalagens dos produtos

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o consumo freqüente e em grande quantidade de sal, açúcar, doces, refrigerantes, salgadinhos, frituras e outros alimentos industrializados, aumenta o risco de doenças como câncer, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração. Por isso é fundamental a escolha alimentos mais saudáveis e naturais, lendo as informações e a composição nutricional nos rótulos dos alimentos.