Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde. Saiba como viver melhor com a doença
Guia Culinário 07/04/2016

Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde. Saiba como viver melhor com a doença

A diabetes merece uma atenção especial, tanto que é o tema dedicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o “Dia Mundial da Saúde”, reservado ao dia 07 de abril. A data, que acontece desde de 1950, tem como objetivo alertar e conscientizar as pessoas sobre os mais diversos assuntos relacionados à saúde, com a premissa de que prevenir é sempre melhor do que remediar. mostrando como podemos viver bem e manter a qualidade de vida, mesmo enfrentando os problemas das doenças.

Diabetes é uma doença crônica, sem cura, decorrente da falta de insulina no pâncreas, seja por produção insuficiente ou a ineficácia dessa substância, que provoca o aumento da glicose (açucar) no organismo, a nossa principal fonte de energia para o corpo. Segundo a OMS, estima-se que cerca de 347 milhões de pessoas no mundo são diabéticas e grande parte delas desconhecem os riscos dessa doença. O órgão divulgou uma nota sobre os objetivos da campanha:

“Aumentar a consciência do aumento da diabetes e das suas cargas e consequências, particularmente em países de baixa e média renda; conduzir um conjunto de específico, eficaz e acessível para lidar com diabetes, com medidas para prevenir e diagnosticar, tratar e cuidar; e apresentar o primeiro relatório global sobre o diabetes, que descrevem a carga e as consequências da diabetes e defender os sistemas de saúde mais fortes para assegurar um melhor controle, reforçado e cuidados mais eficazes para a prevenção.”

Tipos e sintomas da diabetes

De maneira geral, existem dois tipos de diabetes: 1 e 2. O tipo 1 é o caso das pessoas que não produzem a insulina. Já o tipo 2, os maiores casos existentes, é quando a produção de insulina não é suficiente para o organismo ou o corpo não absorve corretamente. Os principais sintomas da doença são: excesso de urina, aumento da sede, cansaço, perda de peso, fome excessiva, visão embaçada, cicatrização deficiente, infecções, náuseas e vômitos, fraqueza e formigamento nos pés.

Como evitar e se previnir da diabetes? Separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira:

Pratique exercícios físicos: 30 minutos por dia já são suficientes para manter o corpo em atividade, não só para prevenir a diabetes, mas pode melhoras diversos aspectos da saúde do corpo e da mente.

Alimentação equilibrada: Procure um profissional e adote uma alimentação mais saudável, equilibrando os carboidratos, proteínas e nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do organismo.

Teste glicêmico: Monitore periodicamente os níveis de açúcar no sangue: Tanto para quem tem a doença, como para quem não tem, é essencial que sejam feitos exames de rotina. A taxa ideal indicada para é entre 100 -125 mg/dl.