Como contar carboidratos? Entenda como funciona esse cálculo alimentar

Estar atento à quantidade de carboidratos que você consome pode ser mais fácil do que você imagina! Aprenda a fazer a contagem no seu dia a dia
Estar atento à quantidade de carboidratos que você consome pode ser mais fácil do que você imagina! Aprenda a fazer a contagem no seu dia a dia
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

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Estar atento à quantidade de carboidratos que ingerimos é uma ótima maneira de ajudar na perda de peso e, para os portadores de diabetes, a contagem ainda pode ajudar no controle da glicemia no sangue. Entenda como funciona esse cálculo alimentar e aprenda a inseri-lo no seu dia a dia.

Os carboidratos são nutrientes encontrados em diversos alimentos do nosso plano alimentar, tais como os pães, batatas, arroz, frutas, massas, feijão, lentilha, entre outros. Essa substância é responsável por gerar energia para o nosso corpo, logo, ela se torna de suma importância para o bem-estar. A nutricionista Cristiane Coronel explica como funciona a contagem de carboidratos.

"Para calcular o valor líquido de carboidratos é necessário tirar o valor das fibras do valor total de carboidratos da quantidade a ser consumida. Para facilitar o cálculo, é preciso obter uma tabela de alimentos confiável, como a Tabela Nutricional da Anvisa , que você pode montar sua própria tabela com os alimentos individualizados. Por exemplo o abacate: 100 gramas de abacate tem 8,53 gramas de carboidrato e 6,7 gramas de fibras, então são 1,83 gramas de carboidratos líquidos", explica a profissional.

Contagem de carboidratos: qual é a importância da prática?

Para os seguidores de uma dieta "low carb", por exemplo, que precisam ter a quantidade de carboidratos restrita, a tabela para a contagem da substância pode ajudar bastante. Além disso, é uma boa forma de variar na ingestão de frutas, legumes e vegetais, como analisa a nutricionista.

"A contagem de carboidratos obriga a pessoa a variar mais os alimentos, introduzindo hortaliças, alguns tipos de frutas e excluindo alimentos processados e industrializados. Naturalmente, o valor proteico e de gorduras aumentam nesse tipo de processo, fazendo com que o organismo trabalhe de forma diferente do habitual, aumentando o metabolismo e reduzindo picos insulinêmicos. Ou seja, quanto menos insulina for produzida para metabolizar estes carboidratos, mais ocorrência de queima de gordura corporal, principalmente, na região abdominal", ressalta Cristiane Coronel.

Outra vantagem da contagem de carboidratos é a perda de peso de maneira equilibrada. "Para quem busca uma perda de 10kg ou mais, o ideal é não ultrapassar 20g de carboidratos líquido ao dia. Já quem precisa perder menos, pode ser consumido em média de 35-40g de carboidratos líquido diariamente", indica a profissional.

Dica para a contagem de carboidratos. Confira!

Para quem deseja aderir à prática, primeiro é preciso entender o objetivo, individualidade e, posteriormente, procurar um nutricionista para orientação e exames de rotina. Antes de começar a dieta, faça uma tabela diária do que você ingere normalmente em um dia comum, sem alterações ou restrições. "Isso vai te dar noções de onde começar a reduzir quantidades e excluir os alimentos que mais prejudicam sua dieta", finaliza a nutricionista.

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