Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pastel saudável: aprenda a preparar esse lanche de forma nutritiva e sem gordura
Guia Culinário 10/01/2020

Pastel saudável: aprenda a preparar esse lanche de forma nutritiva e sem gordura

Convenhamos: não existe nada melhor do que comer um delicioso pastel no fim da tarde. Justamente por isso, nós separamos algumas receitas de pastel saudável, sequinho e sem nenhum tipo de óleo para fritura. Ou seja, zero gorduras! E, claro, com opções de recheios irresistíveis e mega nutritivos, que também funcionam em outras receitas de tapioca e de panquecas por exemplo. Confira!

Que tal preparar um delicioso pastel de forno com recheio de ricota e espinafre?

Assar a massa de pastel pode ser a solução perfeita para os que querem fugir da fritura. Para prepará-lo no forno, basta ter os ingredientes básicos da massa de pastel – ou seja, farinha de trigo, manteiga, água morna (ou leite morno), sal e ovos. Além de um recheio supernutritivo, como, por exemplo, espinafre refogado e ricota ou queijo cottage.

Primeiro, ponha a mão na massa

Para fazer a massa do pastel, comece misturando farinha, manteiga, ovo e sal em uma vasilha grande e amasse todos os ingredientes até que a massa fique homogênea. Depois, a cubra com um pano de prato e a deixe descansar por pelo menos 30 minutos.

Para finalizar a primeira etapa, abra a massa em uma superfície lisa e levemente polvilhada com farinha de trigo, corte-a em pequenas porções e parta para o recheio.

Segunda etapa, recheio

Esse é o momento de tornar o seu lanche ainda mais nutritivo! E seguindo a nossa sugestão de recheio, o espinafre pode agregar à receita os benefícios das verduras verde-escuras – vitaminas A, B, C e K e minerais como ferro, fósforo e potássio – e a ricota pode contribuir com uma boa dose de proteínas e cálcio.

Para prepará-los, corte a ricota em pedaços pequenos e lave bem o espinafre para retirar qualquer impureza. Em uma panela à parte, ponha um fio de azeite, alguns dentes de alho picados, sal e pimenta-do-reino, e refogue o espinafre até que ele murche (não se esqueça de mexer a panela de vez em quando para não queimar!). Depois é só cozinhar até o líquido secar (cerca de 5 minutos) e pronto.

Última etapa, montagem + tempo de forno

A parte mais fácil de todo o processo é a montagem do pastel! Para isso, pegue uma das porções da massa que você separou, preencha-a com algumas colheradas do recheio (um pouco de ricota e um pouco de espinafre, o suficiente para que você consiga fechá-la) e coloque outra porção de massa por cima.

Para fechar o pastel, dobre as extremidades da massa de fora para dentro, englobe todo o recheio e vede bem com um garfo. É ele quem vai criar aquela clássica marquinha das pontas. Por fim, pincele a massa com gema de ovo e leve para assar à 180°C, preaquecido, por mais ou menos 40 minutos.

Dica: Para poupar tempo e trabalho, compre uma massa de pastel pronta que dá no mesmo!

Prepare um pastel rico em fibras e sabor utilizando farinha integral

Que tal fazer uma massa de pastel com muito mais fibras? Tudo o que você precisa é trocar a farinha de trigo comum, pela integral! E para continuar abrindo mão da fritura, prepare-o no forno, como na receita anterior. Assim fica muito mais saudável né?

Os ingredientes básicos da receita não mudam (exceto pela farinha). Ou seja, repita todo o processo de misturar farinha integral, manteiga, ovo e sal, abra a massa quando pronta e deixe-a descansar.

Quanto ao recheio, que tal apostar na sofisticação do tomate seco com o frescor do manjericão? Não tem como essa mistura dar errado, muito menos quando se trata dos nutrientes! Enquanto o tomate seco oferece um alto nível de potássio, licopeno e anti-inflamatórios naturais do fruto, o manjericão traz incontáveis nutrientes à receita, como vitaminas e minerais variados, e muito mais fibras.

No final, basta rechear a massa e assá-la no forno em fogo médio/ baixo até dourar. E o melhor de tudo é que a massa integral vai deixar o pastel ainda mais consistente e crocante!

Obs.: Também vale experimentar a receita com farinha de aveia, fica uma delícia.

Se possível, frite o pastel na airfryer

Essa é para os que curtem aquele aspecto de pastel frito, mas não suportam o excesso de óleo! E você ainda economiza o seu tempo: o pastel na airfryer não demora mais que 15 minutos para ficar pronto.

Basta fazê-lo com a farinha que preferir (da mesma forma que nas outras receitas). E depois que tudo estiver pronto, programe a sua airfryer entre 10 a 15 minutos, à 200°C. O importante é virar o lado do pastel na metade do tempo e ficar sempre de olho!

Bônus: Lá vai uma sugestão de recheio supersaudável: queijo minas com orégano e pedaços de tomate fresco.