Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Queijo minas: Por que ele é tão saudável? Entenda os seus benefícios
Guia Culinário 18/08/2017

Queijo minas: Por que ele é tão saudável? Entenda os seus benefícios

Um dos tipos de queijos brancos mais consumidos por nós brasileiros, o queijo minas também é sempre um dos mais indicados para seguirmos uma boa alimentação. Naturalmente salgadinho, fresquinho, leve e muito nutritivo, o alimento pode combinar com diversas preparações, harmonizar receitas doces e salgadas, fazendo parte do café da manhã e dos lanches entre as refeições. Saiba mais o porquê desse ingrediente ser tão especial para a nossa saúde e uma grande opção para dietas de emagrecimento.

Rico em cálcio, proteínas, vitaminas A e dos complexos B e D, o queijo minas se tornou um poderoso aliado da alimentação saudável devido às suas qualidades nutricionais. Com baixas calorias, o alimento ajuda a manter o peso corporal equilibrado e, ainda, contribui a tornar o músculo cardíaco mais saudável, como explica a nutricionista Daniella Chein:

“O consumo regular de queijo minas tem mostrado benefícios para a saúde do coração e podem reduzir o risco de hipertensão, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Múltiplos fatores nutricionais são responsáveis por este efeito, incluindo a combinação única de cálcio, potássio e fósforo presente nesse tipo de queijo”, analisa a profissional.

6 motivos para incluir o queijo minas na sua alimentação saudável

1 – Possui menos gordura: Os queijos amarelos, como o prato, parmesão e suíço, por exemplo, possui uma maior concentração de gordura saturada na composição do que o queijo minas. Por isso, na hora de escolher para compor a sua alimentação, o minas favorece a dieta e garante uma menor ingestão da substância no organismo.

2 – Baixa concentração de sal: Apesar do sabor salgadinho, se comparado aos outros queijos, a quantidade de sódio presente no queijo minas também é baixa , além de conter as versões lights do alimento, que possuem ainda menos sal. O consumo desse mineral deve ser controlado, uma vez que a ingestão exagerada pode causar problemas como a hipertensão e problemas renais.

3 – É um alimento versátil: O queijo minas cai bem tanto em um sanduíche de pão integral quentinho, para o café da manhã, ou, para sobremesa, o famoso queijo com goiabada. Ele também podendo ser experimentado em quiches, suflês, tortas, entre outras receitas, podendo ser doces ou salgadas.

4 – Aumenta a imunidade do corpo: Além de ser um alimento saboroso, o queijo minas torna o nosso organismo mais saudável. Devido a presença da vitamina D, seu consumo atua beneficiando o sistema imunológico, prevenindo doenças crônicas e outras enfermidades.

5 – Garante pele e cabelos saudáveis: Fonte de poderosos agentes antioxidantes, inserir o queijo minas no dia a dia é prevenir as ações dos radicais livres, concedendo uma pele jovem e bonita, além de cabelos sedosos e hidratados. Essas propriedades antioxidantes também ajudam a melhorar a saúde dos olhos, impedindo a degeneração macular.

6 – Fonte de proteínas essenciais: Para garantir um organismo saudável, as proteínas são substâncias fundamentais. Essas podem ser encontradas no queijo minas e contribuírem com quem está no processo de emagrecimento ou pratica atividade física regularmente, já que ajudam na saúde dos músculos e geram energia para o corpo.

Restrição de consumo: Saiba os cuidados para o consumo do queijo minas

Segundo Daniella Chein, embora o queijo possa beneficiar a saúde cardiovascular, o consumo deve ser moderado para as pessoas que possuem hipertensão: “O queijo possui sódio, um mineral importante para harmonizar a saúde, mas que em excesso causa pressão alta principalmente em quem não tem hábitos saudáveis”, alerta a nutricionista.