Alimentos com fibras: quais os benefícios que eles podem fazer para a sua dieta?

Adicione vegetais à sua dieta para ter uma alimentação rica em fibras
Adicione vegetais à sua dieta para ter uma alimentação rica em fibras

As fibras são nutrientes presentes apenas nos alimentos de origem vegetal - como frutas, grãos, verduras e oleaginosas - que o corpo não consegue digerir. Mas, mesmo não sendo digeridas, elas têm efeitos no organismo e trazem benefícios para a saúde. As fibras podem ser solúveis ou insolúveis e cada tipo tem uma ação diferente no corpo humano. Por isso, para ter uma alimentação saudável, é importante incluir alimentos ricos em fibras na sua dieta. Conheça um pouco mais sobre elas e quais alimentos contém esse nutriente.

Os benefícios das fibras solúveis

Quando são ingeridas, as fibras solúveis são dissolvidas na água e adotam uma textura parecida com um gel. Elas ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue e a controlar os níveis colesterol, além de auxiliar no processo de digestão dos alimentos. Elas também formam uma espécie de barreira que evita que a gordura no sangue seja absorvida pelo intestino, ajudando na prevenção do câncer. Como elas não são digeridas, garantem a sensação de saciedade por mais tempo, regulando o apetite. Por isso, as fibras são aliadas das dietas de emagrecimento. As principais fontes de fibras solúveis são frutas - como a maçã, a pêra, as frutas vermelhas e as frutas cítricas -, as oleaginosas - como nozes, castanhas, amêndoas, pistache e avelãs e leguminosas - como o feijão, a lentilha e o grão-de-bico.

Os benefícios das fibras insolúveis

Já as fibras insolúveis não se dissolvem na água. Elas ajudam na digestão dos alimentos e fazem com que eles se movam pelo sistema digestivo mais facilmente, auxiliando na regulação intestinal. Esse tipo de fibra é muito indicada para pessoas que têm tendência à constipação ou outros problemas intestinais e evitam até as temidas hemorroidas. Elas são encontradas em pães e cereais integrais - como o arroz e o trigo -, legumes, verduras e talos de vegetais - como a cenoura, o aipo, o brócolis e o tomate. Quanto mais natural e menos processado for um alimento, maior será seu teor de fibras. Por isso, é importante consumir alimentos orgânicos sempre que possível.

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