7 recheios para panqueca que são uma explosão de sabor e nutrientes

A panqueca de beterraba recheada com brócolis e palmito é uma opção saudável e supernutritiva para as suas refeições
A panqueca de beterraba recheada com brócolis e palmito é uma opção saudável e supernutritiva para as suas refeições

Não dá para negar que as panquecas são uma delícia! No entanto, quem quer seguir uma alimentação saudável precisa ter cuidado com os ingredientes escolhidos para que o prato fique o menos calórico possível e com muito mais nutrientes.

Pensando nisso, separamos 7 opções de recheios saudáveis, saborosos e muito nutritivos para te ajudar a pensar em receitas um pouco diferentes para a sua refeição. Gostou da ideia? Veja a nossa lista!

1. Panqueca de beterraba recheada com brócolis e palmito

Que tal fazer a massa da sua panqueca com beterraba e rechear com brócolis e palmito? Além do trio garantir uma boa combinação de sabores, ele também se destaca pela junção de nutrientes que entregam benefícios importantes para a saúde. A beterraba, por exemplo, é boa para ossos, cérebro e coração, enquanto o brócolis é um ótimo substituto da carne por ser rico em proteínas. O palmito, por sua vez, ajuda a desenvolver os músculos e evita problemas como anemia, osteoporose e até diabetes.

2. Panqueca de tomate seco e ricota

Outra opção para variar o recheio da panqueca é apostar no tomate seco com ricota. Além do sabor característico, o primeiro ingrediente tem a vantagem de ser rico em potássio e em uma substância antioxidante que combate os radicais livres - o licopeno. Já o segundo - que ajuda a completar o sabor do prato e é muito confundido com queijo - é um derivado do leite rico em cálcio e com baixa quantidade de sódio para evitar a retenção de líquidos no corpo.

3. Panqueca de ricota com espinafre

Versátil, a ricota também pode ser usada no recheio com outros ingredientes - como o espinafre, por exemplo. É que além de ser pouco calórico, esse vegetal de folhas verde-escuras também é considerado um superalimento por ser muito nutritivo! Dentre as substâncias que fazem parte da sua composição estão minerais como ferro, cálcio e fósforo; vitaminas A, K e do complexo B; e flavonoides.

4. Panqueca de frango desfiado com requeijão light

Sente falta de um pouco de carne na panqueca? Então vale apostar no frango desfiado para completar a receita! Além de ser uma opção para quem gosta das versões mais tradicionais do prato, essa carne magra também faz muito bem para a saúde: é rica em proteínas, faz com que a função da tireoide fique normal pela presença do selênio e ainda traz benefícios para o coração por ter vitamina B6 em sua composição.

Para completar o sabor do recheio, vale adicionar um pouco de requeijão light - que é menos calórico que a versão comum por ter menos 25% de algum componente, como gordura ou sódio.

5. Panqueca de banana com pasta de amendoim

Quem disse que panqueca doce precisa ser calórica? É só escolher os ingredientes certos para deixar o prato saboroso e nutritivo. A banana com pasta de amendoim é um ótimo exemplo, já que consegue unir o melhor dos dois mundos. Isso porque a fruta é fonte de potássio, cálcio e ainda conta com ferro em sua composição, enquanto a pasta de amendoim tem proteínas, carboidratos e contribui para o aumento da sensação de saciedade.

6. Panqueca de queijo cottage e peito de peru

Para substituir o queijo amarelo e o presunto, que tal a dupla queijo cottage e peito de peru? Além de garantir um delicioso recheio, ela também aparece como opção saudável por ter menos calorias e mais nutrientes. O cottage, que tem sabor levemente ácido e salgado, se destaca por possuir pouquíssimas gorduras e ser rico em cálcio, já o peito de peru é rico em proteínas e também tem poucas gorduras e calorias.

7. Panqueca de queijo minas com mel

Se quiser uma combinação agridoce, vale apostar no queijo minas com um pouco de mel para rechear a sua panqueca! O laticínio aparece como uma boa opção por ter menos gordura e ser rico em nutrientes importantes para o organismo - como cálcio, proteínas e vitaminas. A parte doce, por sua vez, tem uma boa quantidade de antioxidantes e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

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