Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Farinha de aveia pode substituir a de trigo! Saiba por que adotá-la nas receitas
Guia Culinário 17/07/2018

Farinha de aveia pode substituir a de trigo! Saiba por que adotá-la nas receitas

Cortar a farinha de trigo é um dos primeiros passos tomados por quem quer perder peso, já que o ingrediente pode aumentar o apetite e a compulsão por comida. No entanto, como algumas receitas precisam dele para darem certo – como é o caso dos bolos, por exemplo -, não tem como simplesmente dispensá-lo, certo? Errado! A farinha de aveia aparece como a substituta perfeita para seguir firme na dieta, e ainda entrega uma série de benefícios para a saúde.

Farinha de aveia é rica em nutrientes importantes para o organismo

Antes de qualquer outro detalhe, vale destacar que a farinha de aveia é rica em uma série de nutrientes fundamentais para uma dieta saudável. Dentre eles, está o ferro – que ajuda a prevenir problemas como a anemia -, o cálcio – responsável pela saúde dos ossos -, e as vitaminas do complexo B, que atuam no sistema neurológico e ainda fornecem energia.

Elimina toxinas e dá sensação de saciedade

Como um dos maiores problemas da farinha de trigo é justamente aumentar a compulsão por comida, a farinha de aveia se mostra vantajosa logo de cara, pois aumenta a sensação de saciedade. Assim, ao comer alguma refeição com esse ingrediente, o corpo fica satisfeito e só sente necessidade de se alimentar novamente na hora correta – e na quantidade ideal – quando o organismo realmente passar a precisar de mais nutrientes para ter energia. Além disso, o alimento também tem a vantagem de ajudar a eliminar toxinas do organismo – um problema que dificulta qualquer dieta por causar inchaço e ainda impedir que o corpo receba bem o novo cardápio com ingredientes saudáveis.

Presença de triptofano e cromo ajuda a reduzir a vontade de comer doces

Quem é apaixonado por doces sabe que cortar as guloseimas do dia a dia é um dos maiores desafios na hora de começar uma dieta. Mas a farinha de aveia pode ser uma boa aliada nessa tarefa! Isso porque, em sua composição, ela conta com triptofano e cromo – dois componentes que ajudam a evitar o desejo de comer doce em excesso.

O primeiro é um dos precursores da serotonina, o neurotransmissor responsável por nos dar sensação de prazer e, ainda, ajudar a controlar a compulsão alimentar – principalmente de doces, um excesso que se torna comum quando o humor não está dos melhores. Já o segundo é um mineral que controla a necessidade de doces por atuar diretamente no metabolismo da glicose.

É uma boa opção para diabéticos por controlar o açúcar no sangue

Quem lida com diabetes precisa seguir uma dieta regrada para evitar todos os alimentos que podem contribuir para o aumento de açúcar no sangue. Por outro lado, também existem outros que podem ajudar a amenizar o problema por controlarem a glicose – como é o caso da farinha de aveia. O motivo? A presença de fibras solúveis que retardam a liberação do amido e, assim, conseguem fazer com que o açúcar seja liberado de maneira mais lenta no sangue e não atrapalhe a absorção de insulina.

Farinha de aveia também faz bem para o coração, para o sistema imunológico e para o sistema digestivo

Outra vantagem em apostar na farinha de aveia tem a ver com os benefícios que ela pode trazer para o coração e para os sistemas imunológico e digestivo. A presença de uma substância chamada de betaglucana – que é responsável por baixar os níveis de colesterol – e dos antioxidantes lignanas e avenantramidas diminuem as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

Já em relação à imunidade, a fibra solúvel betaglucana é quem faz o serviço: melhora a defesa do sistema imunológico e elimina agentes invasores com mais facilidade. O sistema digestivo, por sua vez, é beneficiado pelo poder que as fibras da aveia têm de remover resíduos alimentares que não foram devidamente ingeridos e eliminados.