Cottage ou ricota: Veja diferenças entre os queijos mais indicados para dietas

Queijo cottage ou ricota? Qual é o alimento mais saudável para nossas dietas? Descubra as peculiaridades de cada um e suas melhores formas de consumo.
Queijo cottage ou ricota? Qual é o alimento mais saudável para nossas dietas? Descubra as peculiaridades de cada um e suas melhores formas de consumo.
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Você deseja emagrecer e ter uma dieta saudável? Então chegou a hora de investir no cottage e na ricota! Leves, saborosos, nutritivos e amplamente funcionais, os dois alimentos são os líderes da preferência de quem não abre mão de uma alimentação equilibrada e com pouca quantidade de calorias. Chamados de "queijos magros", mesmo que a ricota não seja propriamente um queijo, os ingredientes são fontes parecidas de importantes nutrientes que ajudam a equilibrar nossas reações metabólicas , responsáveis por controlar o temido "efeito sanfona" (perda e ganha de peso) no organismo.

A ricota é um derivado do queijo, pois é feita a partir do soro desse alimento, mas que não altera em nada as suas grandezas nutricionais. Já o cottage é um queijo produzido com leite desnatado - pode ser considerado uma coalhada - sendo menos calórico e gorduroso que os demais. Fontes de proteínas, eles também são ricos em cálcio, um mineral fundamental para o bem-estar e bom trabalho do organismo. A substância age, por exemplo, no fortalecimento dos ossos, dentes e músculos do corpo. Segundo a nutricionista Luciana Fiorese, por isso, é de suma importância optar por versões magras dos queijos, ou laticínios com menos godura, para beneficiar a saúde e facilitar a perda de peso natural:

"Os derivados do leite são bem-vindos em nossa alimentação, desde que sejam nas versões com menor teor de gordura. Dessa forma, eles podem fazer parte de qualquer dieta de emagrecimento ou, até mesmo, para o ganho de massa muscular ", explica a profissional.

Quejo cottage e ricota: Semelhanças e diferenças

- Ricota: Rico em vitaminas A, B, D e E, o laticínio é responsável por equilibrar as funções do organismo e contribuir com o ganho de massa muscular. Por conter pouca ou nenhuma quantidade de sal, ela possui pouco sódio, o que previne o aumento da pressão arterial e o inchaço corporal. "É uma ótima opção em dietas por ser leve, pouco calórica e boa fonte de proteínas. A porção de 30 gramas de ricota tem cerca de 40 kcal, 4,5 gramas de proteínas e 35 mg de sódio", analisa a nutricionista.

- Cottage: O queijo, que é um dos mais populares e consumidos no Brasil, ganhou um espaço maior por conter poucas calorias, promover saciedade e facilitar o ganho de massa muscular e a perda de peso. O cottage ainda é fonte de vitaminas do complexo B e minerais como zinco, selênio e potássio que ajudam no bom funcionamento do corpo. " O cottage é classificado como um queijo fresco, macio e não-gorduroso. A porção de 50 gramas tem aproximadamente 45 kcal, 6 gramas de proteína e 230 mg de sódio", finaliza a profissional.

Versatilidade - Dentre tantos outros benefícios dos laticinios, nós podemos destacar as suas capacidades de adaptações, combinações e harmonizações gastronomicas. A ricota e o cottage são alimentos que se adequam muito bem tanto em pratos doces como salgados, além de abrirem as possibilidades para acrescermos outros ingredientes em suas composições. Experimente, por exemplo, utilizá-los com algumas ervas e condimentos. Fica uma delícia!

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