Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sopas frias para o verão: 4 opções light em calorias para os dias mais quentes
Guia Culinário 12/01/2018

Sopas frias para o verão: 4 opções light em calorias para os dias mais quentes

Quando falamos em sopa, logo nos vem à mente aquelas receitas deliciosas para aquecer os dias de inverno, não é mesmo? Porém, não é bem assim. Extremamente versátil, a tradicional iguaria da culinária mundial também pode fazer parte do cardápio de verão para refrescar durante os dias mais quentes do ano. As sopas frias são saudáveis, nutritivas e muito práticas para a nossa alimentação. Descubra quais são as melhores opções para a sua dieta.

Apesar de serem muito simples de preparar, as sopas sempre podem ganhar uma roupagem sofisticada em nossa alimentação. Basta, para isso, usarmos a criatividade em prol da cozinha, separar ingredientes que combinam e idealizar refeições de acordo com o seu gosto. Praticamente tudo pode ser utilizado e aproveitado em uma receita de sopa e, por ser fria, não precisa de muito tempo para ser consumida.

Nutricionalmente falando, as sopas saudáveis se caracterizam pelas poucas quantidades de calorias, por isso, são sempre indicadas para dietas de emagrecimento ou perda de peso. É bom, entretanto, estarmos sempre atentos às composições de ingredientes e, claro, aos acompanhamentos, como os tradicionais pães ou torradas. Dê sempre preferência às versões integrais desses alimentos.

4 sopas frias para refrescar o seu verão com saúde e nutrientes

1 – Sopa fria de cenoura: Simples e perfeita para quem quer garantir nutrientes em uma refeição prática e deliciosa. A cenoura é um alimento poderoso para a nossa saúde, fonte de vitaminas e minerais que agem na proteção do corpo e no bom desenvolvimento do nosso organismo. Dentre esses nutrientes, destaca-se a presença de betacaroteno, um agente antioxidante que fortalece o sistema imunológico, combatendo a ações dos radicais livres que podem causar doenças, como gripes e resfriados.

2 – Sopa fria de iogurte com pepino: Em um encontro inusitado de sabores, a união do iogurte natural com o pepino dá, no final, muita resfrecância ao organismo. Além de ser muito leve e pouco calórica, essa sopa é uma fonte natural de vitaminas A, C, e K, além dos minerais potássio e silício, elementos que equilibram as funções do organismo, melhoram a saúde cardiovascular, além de fazer bem para a pele, evitando o envelhecimento precoce das células.

3 – Sopa fria de tomate e maçã: Dois ingredientes tão conhecidos e utilizados na gastronomia podem, em uma sopa, potencializar os seus principais benefícios nutricionais para a nossa saúde. O tomate é uma rica fonte de licopeno, substância antioxidante que dá muita energia e proteção ao organismo. Já a saborosa maçã é uma fonte rica de fibras alimentares, importantes para uma boa digestão.

4 – Gaspacho orgânico de tomate: Sopa fria tem nome: gaspacho. E, aqui, nossa receita é à base de tomate orgânico, fruto riquíssimo em alguns sais minerais, como manganês. Além disso, o tomate é um protetor natural da saúde do coração, dos olhos e da formação dos nossos ossos, ajudando o fortalecimento do corpo e evitando processos nocivos como a osteoporose.