Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Seja criativo! Descubra 5 maneiras para incrementar a sua alimentação saudável
Guia Culinário 29/06/2016

Seja criativo! Descubra 5 maneiras para incrementar a sua alimentação saudável

Inovar é preciso! Para seguir uma alimentação saudável da forma mais prazerosa é preciso ter criatividade na hora de preparar o prato. Experimente a união de ingredientes, analise e varie nos complementos, nos acompanhamentos, abuse na combinação das cores… Opções não faltam para buscarmos um equilíbrio alimentar sem necessariamente abrirmos mão do sabor e dos nutrientes. Por isso, descubra aqui algumas alternativas para incrementar o seu cardápio, beneficiando a sua rotina de vida!

Não é porque você segue à risca uma vida saudável que não pode, de vez em quando, comer um docinho, uma torta, e saborear todas aquelas maravilhas gastronômicas que enchem as nossas bocas d’água quando estamos na rua. O ideal é, sempre com moderação, substituir alguns ingredientes por produtos mais saudáveis, naturais, eliminando o excesso de gordura, e, mesmo assim, conseguir ter um resultado tão saboroso quanto. A nutricionista Paola Lisboa nos elaborou dicas importantes para inovarmos na cozinha e fugirmos dessas tentações do dia a dia. Veja!

5 formas de inovar a sua alimentação saudável

– Smoothie de frutas: Quem não ama sorvete? Essa versão saudável do tradicional milkshake é ideal para uma sobremesa, até mesmo em um lanchinho da tarde, mais leve e saboroso. Para deixá-lo ainda melhor, a dica é congelar suas frutas favoritas e depois batê-las no liquidificador com um pouco de leite desnatado. “Você também pode acrescentar cacau em pó se é um dos apaixonados por chocolate”, aconselha a nutricionista.

– Tapioca doce: Todo mundo tem aqueles dias que suplica por um doce, não é mesmo? Uma opção extremamente saudável, e cada vez mais utilizada na culinária mundial, é a tapioca recheada com morango e alfarroba. Para quem não conhece, a alfarroba é uma espécie de chocolate saudável, sem glúten, sem lactose, e que não possui nenhum derivado alergênico em sua composição. Além disso, esse ingrediente possui potencial antioxidante que reforça a imunidade do organismo.

– Prepare bolos mais saudáveis: Troque sua farinha branca por tipos mais saudáveis, como a de arroz, por exemplo, e o açúcar refinado pelas versões feitas à base de coco. Outra boa opção para adoçar o prato é o demerara, um tipo de açúcar que possui grãos marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

– Faça hambúrguer em casa: Essa dica é ótima para as crianças, que estão sempre na vontade de comer na um sanduíche na rua. “Compre uma carne magra como maminha moída, por exemplo, junte com ovos e farinha de quinoa, arroz sem glúten, tornando uma ótima opção para fugir das lanchonetes”, ressalta a nutricionista.

– Mix de oleaginosas: Para fugir das tentações na rua e da correria do dia a dia, uma opção prática, criativa e gostosa é ter sempre oleaginosas como amêndoas, castanhas, nozes em sua bolsa, na hora que a fome apertar. “Além de estar enchendo o organismos de gordura boa e agentes antioxidantes, você escapa de comer aquele salgado gorduroso da esquina”, finaliza a Dra. Paola.