Abuse dos benefícios da maçã! Veja as melhores formas para consumir a fruta

A maçã é uma das mais poderosas frutas. Além de ser grande fonte de diversos nutrientes, ela, por seu sabor, também se adequa nas mais diversas composições gastronômicas. Essa versatilidade alimentar nos abre um leque de deliciosas escolhas. Veja as principais formas de preparo da maçã e seus respectivos benefícios à saúde!
A maçã é uma das mais poderosas frutas. Além de ser grande fonte de diversos nutrientes, ela, por seu sabor, também se adequa nas mais diversas composições gastronômicas. Essa versatilidade alimentar nos abre um leque de deliciosas escolhas. Veja as principais formas de preparo da maçã e seus respectivos benefícios à saúde!
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Uma das frutas mais poderosas de todas, a maçã, por sua versatilidade, também se destaca pela sua alta capacidade culinária. Essa característica abre um grande leque de opções para nós, amantes da gastronomia saudável, que podemos usar desse fabuloso ingrediente em suas mais variadas composições. Por isso, vamos analisar as melhores formas para consumi-la em nosso dia a dia.

Segundo as premissas da ciência nutricional, comer uma maçã por dia, em seus mais variados tipos, no café da manhã, como sobremesa ou nos lanches é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. Uma maçã média tem, aproximadamente, 130 g e 74 calorias.

De acordo com a nutricionista Duane Braga, a maçã é uma excelente fonte alimentar de ácido clorogênico, um composto fenólico mais abundante nos alimentos. Ela possui alta capacidade antioxidante, antisséptica e anticarcinogênica e seu grande potencial antioxidante pode inibir o crescimento de células cancerígenas no fígado e cólon.

"Estudos epidemiológicos sugerem o consumo de maçãs fuji, inteira in natura com a casca e polpa, com propósito de conservar todas suas características (teor de fibras, taninos e fenóis e sua capacidade antioxidante), pois a maçã contém um tipo de carboidrato complexo chamado pectina responsável pela formação das fibras das frutas cítricas, que atua na absorção de ácidos biliares, fazendo com que o organismo mobilize o colesterol sérico para formação de novos ácidos biliares para metabolização de gorduras e colesterol, diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, promovendo redução significativa do LDL-Colesterol e Triglicerídeos", destaca a especialista.

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios

Crua com casca – É a melhor maneira de consumir a fruta. Dentre seus inúmeros benefícios, ajuda a diminuir o apetite, pois tem muitas fibras, e a regular o intestino. Para quem retira a casca, o alimento, mesmo assim, ainda favorecerá nos trabalhos intestinais.

Cozida ou assada – Dessa forma, a maçã fica útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais, auxiliando o organismo em problemas como vômitos ou diarreia.

Maçã desidratada – Ótima opção para merendas das crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo.

Suco – Ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite, porque tem a fibra pectina, que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade.

Chá – Ajuda no processo da digestão e alivia a prisão de ventre. A casca da maçã também pode ser adicionada em chás menos saborosos para dar um sabor mais agradável.

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