Alimentos que combinam: Você conhece a sinergia alimentar?

Muitos alimentos combinam, contudo, poucos realmente se completam. Essa é a função da sinergia alimentar. Ao juntar dois ou mais ingredientes, potencializar, não só os sabores do prato, mas como seus valores nutricionais.
Muitos alimentos combinam, contudo, poucos realmente se completam. Essa é a função da sinergia alimentar. Ao juntar dois ou mais ingredientes, potencializar, não só os sabores do prato, mas como seus valores nutricionais.
Muitos alimentos combinam, contudo, poucos realmente se completam. Essa é a função da sinergia alimentar. Ao juntar dois ou mais ingredientes, potencializar, não só os sabores do prato, mas como seus valores nutricionais.
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Misturar doces com salgados, quem nunca tentou? A harmonização de sabores culinários é uma ação essencial para formar os nossos hábitos alimentares. Contudo, a combinação de ingredientes precisa de muito mais para suprir as nossas necessidas. Quando falamos em comida, a união dos alimentos deve ser bem elaborada e amplamente experimentada, por isso, cada vez mais, a ciência gastronômica estuda receitas que se completam, não só no paladar, mas como na potencialização do nutrientes para a melhor absorção em nosso organismo. Essa é a chamada "sinergia alimentar".

Arroz com feijão, ou queijo e goiabada, por exemplo, são tradicionais alimentos que, juntos, agregam os mais diversos valores em um prato. Mas qual é a verdadeira razão disso? A nutricionista Cristiane Coronel explica o que é "sinergia alimentar":

"A sinergia alimentar acontece quando combinamos dois alimentos ou mais, ingeridos juntos, seus compostos são absorvidos ao mesmo tempo e circulam simultaneamente em nível celular", explica a profissional, que nos passa um verdadeiro cardápio de opções, com alimentos que harmonizam em todos os fatores alimentares.

Exemplos de combinações alimentares e seus benefícios


Arroz com feijão:
Combinação perfeita de carboidratos e proteínas, fornece um aminoácido (Triptofano) que aumenta a produção do hormônio do bem-estar (serotonina);

Laranja e feijoada: Comer aquela laranja não somente após uma feijoada, mas junto com feijões simples, potencializa a absorção de ferro e melhora a digestão.

Queijo com goiabada: Nada melhor que equilibrar o índice glicêmico de um doce incluindo proteínas. Isso evita a hipoglicemia.

Frutas ou iogurte + cereais integrais: Acrescentar fibras ao alimentos, melhora o processo digestivo.

Abacaxi e carne: Acrescentar rodelas de abacaxi depois de um churrasco, na carne assada, com canela ou não, oferece uma enzima muito importante na digestão de carnes, a bromelina. Isso reduz aquela sensação de estômago pesado.

Tomate + Abacate: Se você não costuma freqüentar restaurantes mexicanos, ou não conhece a culinária deste país, pode achar estranha a combinação, mas acredite, esta união merece ser experimentada. O "guacamole" é uma iguaria típica mexicana, mas também muito encontrado nos EUA. É um acompanhamento para saladas, sanduíches, comidas e aperitivos. Muito saboroso, sua composição tem o poder de prevenir o envelhecimento

"Segundo estudos em Universidades Americanas, a gordura saudável do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenóides, entre eles o licopeno, presentes nos vegetais vermelhos, como por exemplo, o tomate. E nosso organismo só tem a ganhar com isso", Finaliza Cristiane.

*Cristiane Coronel (CRN1-4551) é nutricionista clínica e esportiva funcional e disponibiliza o seu site para contato e outras informações: Corpo Nutri

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