Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da cenoura: Saiba mais sobre os poderes desse alimento para a saúde!
Guia Culinário 26/04/2017

Benefícios da cenoura: Saiba mais sobre os poderes desse alimento para a saúde!

Cenoura ralada, crua ou cozida, no bolo, purê, nos deliciosos sucos detox… Diversas são as possibilidades gastronômicas para investirmos nesse vegetal tão conhecido e apreciado em nossa alimentação. E, dentre tanta utilidades e funções, você conhece os benefícios nutricionais desse ingrediente para a saúde? De prevenção à infecções à questões da visão, o alimento é um poderoso aliado ao organismo, promovendo bem-estar e o fortalecimento geral do corpo.

A cenoura é um dos alimentos mais utilizados na culinária brasileira. Compondo preparações doces e salgadas, o vegetal, além de saboroso, é fonte de importantes nutrientes para o nosso corpo, que ajudam a torná-lo saudável. Essas substâncias, tais como as vitaminas pró-A, C e K, e minerais, como o ferro, potássio e manganês, favorecem desde o controle dos níveis da pressão arterial até um emagrecimento saudável. A nutricionista Carine Rodrigues listou os principais benefícios da cenoura para nossa alimentação. Confira!

Por que comer cenoura no dia a dia?

1° – Faz bem aos olhos: Fonte de pró-vitamina A, a cenoura atua na proteção da nossa visão, diminuindo os riscos da degeneração macular e outras doenças que podem ser desenvolvidas com a falta da substância. “É essencial para a visão e para os tecidos epiteliais, como a pele, pois possui um alto teor de B-caroteno, que é um precursor da vitamina A”, explica a nutricionista.

2° – Diminui os riscos de infecções: Com propriedades anti-inflamatórias e agentes antioxidantes, o consumo da cenoura ajuda a reduzir a suscetibilidade a infecções no nosso organismo. Essa ação se dá devido a presença da vitamina C em sua composição.

3° – Controla os níveis da pressão arterial: Segundo Carine Rodrigues, o vegetal é fonte de potássio, substância com ação vaso dilatadora, que melhora o fluxo sanguíneo: “É um mineral essencial para um bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e o controle da pressão arterial”, completa a profissional.

4° – Favorece o trânsito intestinal: A cenoura também é rica em fibras alimentares. Conhecidas por proporcionarem saciedade e ajudarem no emagrecimento saudável, essas substâncias também melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a constipação, ajudam a controlar a glicemia sanguínea e a reduzir os níveis de LDL, colesterol “ruim”.

5° – Possui baixo valor calórico: O vegetal, além de tornar nosso corpo saudável, possui poucas calorias, favorecendo uma alimentação equilibrada e ajudando que deseja perder peso. “Aproximadamente 35 Kcal a cada 100 gramas”, analisa Carine.

6° – Versátil e saborosa: Saudável e cheia de nutrientes, a cenoura ainda possui diversas formas de consumo: “Pode ser consumida in natura em saladas, cruas ou cozidas à vapor, em sucos, sopas, bolos, purês, suflês, pães, cremes e doces”, indica a profissional.

Consumo – A recomendação de hortaliças, incluindo a cenoura, é de 3 a 5 porções por dia.

As cenouras e suas cores: Conheça outros 5 tipos do vegetal

Popular, nutritiva e altamente saudável, a cenoura ainda possui algumas variações pouco conhecidas. Veja quais são as diferenças entre os 5 tons do alimento

– Roxa: Fonte de antocianinas e licopeno, essa versão de cenoura é algo mais difícil de se encontrar. Suas propriedades nutricionais incluem o bem-estar da saúde cardiovascular e a melhora das capacidades cognitivas.

– Vermelha: Com o mesmo pigmento da beterraba, as antocianinas e o carotenoides atuam na prevenção de doenças como o câncer de pele, próstata etc.

– Laranja: A mais comum e encontrada, esse vegetal é fonte de betacaroteno, substância associada à saúde da pele e no fortalecimento do sistema imunológico.

– Amarela: Com sabor mais adocicado, essa variedade da cenoura inclui a luteína e zeaxantina em sua composição. Essas substâncias atuam no bem-estar das nossas células e na boa visão.

– Branca: É considerada por especialistas a mais rara das cenouras. Contém em sua composição a presença de flavonoides, responsáveis por promoverem a saúde das nossas artérias.