Caldo, sopa e creme: Qual é a diferença? Saiba mais sobre cada prato

Sopas, caldos e cremes. A época de inverno pede essas receitas tradicionais, mais quentinhas e leves. Entenda a diferença entre elas
Sopas, caldos e cremes. A época de inverno pede essas receitas tradicionais, mais quentinhas e leves. Entenda a diferença entre elas

"Festival de sopas, caldos e cremes!". Quem nunca leu um cartaz como esse em bares e restaurantes durante a época de inverno? Os pratos mais tradicionais da estação, no entanto, muitas vezes são confundidos ou colocados como as mesmas coisas. Ledo engano... Se você faz parte desse grupo de pessoas, veja como o parecido não é igual, principalmente quando se trata de gastronomia.

Apesar de realmente serem muito parecidos e utilizarem, muitas vezes, ingredientes iguais, que se completam e harmonizam em pratos quentes, as diferenças entre caldo, sopa e creme são significativas. A nutricionista Carine Rodrigues ajudar a entender melhor as características que distinguem esses pratos:

Caldo pode ser a base para a sopa ou para o creme

"É um concentrado de aromas e sabores, preparado com legumes ou carnes e temperos. Pode ser utilizado como base para sopas ou cremes", explica a nutricionista. O caldo também é perfeito para entradas ou acompanhamentos no nosso dia a dia. Além disso, quanto mais tempo a iguaria é deixada no fogo mais seu sabor é apurado. Os caldos mais tradicionais são os de carne, peixe e vegetais.

Sopa é mais nutritiva

Geralmente as sopas são carregadas de nutrientes, já que contam com a presença dos vegetais, ricos em vitaminas e minerais, além do macarrão, que se for integral, é uma boa fonte de fibras alimentares para o organismo. "As sopas têm o caldo como base, acrescida de ingredientes como hortaliças e carnes em pedaços. Pode ter também a adição de arroz e macarrão", analisa a profissional.

Creme é espesso e seu preparo utiliza laticínio

Seja de milho, espinafre, abóbora ou outro de sua preferência, o destaque para o creme é a presença de algum laticínio no seu preparo, como explica Carine Rodrigues: "Normalmente é feito à base de um caldo com adição de leite, creme de leite ou queijo. Além de ser um prato mais espesso e cremoso", completa a profissional.

Versões saudáveis: Sopas, cremes e caldos para esquentar o seu inverno!

São tantas opções saborosas que separamos algumas alternativas saudáveis dessas iguarias para você desfrutar. Confira 5 receitas para completar a sua alimentação:

Sopa de abóbora em cubos com tofu grelhado

Livre de colesterol e lactose, essa receita é uma boa opção para os intolerantes às substâncias. Além disso, é rica em fibras alimentares, proteínas, ferro e vitamina C que ajudam a tornar o organismo mais saudável. Feita em apenas uma hora, essa receita é prática e fácil de fazer, basta clicar aqui para saber como.

Sopa fria de tomate e maçã

Para quem gosta de inovar no cardápio, a sopa fria reúne sabor e praticidade. Feita com ingredientes ricos em vitamina C e fibras, a receita é perfeita para aumentar as defesas do organismo e proporcionar saciedade, ajudando na prevenção de doenças e em uma perda de peso saudável. Veja seu passo a passo aqui.

Caldo de frango com legumes e batata-doce

Se você quer aproveitar o inverno sem abrir mão de uma boa alimentação, essa receita é perfeita para você não sair da dieta e desfrutar de uma iguaria ímpar. A versão saudável da canja de galinha é rica em proteínas, ajuda no fortalecimento dos nossos músculos e fornece energia para o corpo. Saiba neste link como prepará-la.

Creme de brócolis orgânico com requeijão com fibras e ricota

Feito com um dos vegetais mais versáteis da nossa alimentação, o creme de brócolis orgânico é uma iguaria que combina com as mais diversas preparações. Além de saborosa, a receita é saudável, rica em vitamina C e em cálcio, um mineral importante para manter a saúde dos nossos ossos, dentes e músculos. Descubra aqui o seu modo de preparo.

Creme de batata doce com alho poró

Para os amantes da batata doce, ela também pode se tornar um delicioso e nutritivo creme para aquecer o seu inverno. Com pouca gordura, livre de colesterol e rica em vitamina A, a receita é ideal para manter o corpo saudável e contribuir com uma dieta equilibrada. Saiba como prepará-la clicando neste link.

* Carine Rodrigues (CRN 16101174) é nutricionista clínica e esportiva e especialista em emagrecimento e reeducação alimentar. A profissional disponibiliza suas redes sociais para contato:Facebook e Instagram

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