Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os nutrientes que fornecem energia para o corpo e onde encontrá-los
Guia Culinário 03/01/2020

Os nutrientes que fornecem energia para o corpo e onde encontrá-los

Se você busca por vida e alimentação saudáveis, há certos nutrientes que não podem, em hipótese alguma, ficar fora da sua rotina! Carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, por exemplo, são vitais para o funcionamento perfeito do corpo e para que você consiga obter energia todos os dias. Quer saber mais sobre a importância de cada um deles e onde encontrá-los na alimentação? Então dá uma olhada!

Carboidratos, principais fontes de energia do corpo humano

Além de ser impossível retirar todo e qualquer carboidrato da dieta – eles estão presentes em pelo menos algum grau da nossa alimentação do dia a dia – seria extremamente maléfico viver sem eles. Principal combustível do cérebro, esse nutriente é tão importante para o organismo humano que sem o seu auxílio não seríamos capazes de realizar atividades básicas, como andar, se exercitar e se concentrar.

Eles são ricos em fibras, monossacarídeos importantíssimos para o corpo – como glicose, frutose e galactose – e são conhecidos também como hidratos de carbono, podendo ser facilmente encontrados em açúcares, mel, farinhas, cereais, frutas e leguminosas.

Proteínas, parte principal da estrutura biológica do corpo

Entre a lista de nutrientes indispensáveis ao organismo, as proteínas com certeza ocupam um dos primeiros lugares em importância. Elas também são essenciais para a obtenção de energia, sobretudo quando não ingerimos a quantidade certa de carboidratos por dia e fazemos com que o organismo busque por um nutriente alternativo.

Além disso, são elas que realizam a maior parte das reações químicas que o nosso corpo precisa, transportam oxigênio e ferro no sangue, compõem o nosso sistema imunológico e até mesmo estruturam as nossas células. Inclusive, cabelo, pele, unhas, tendões que unem os músculos e todas as fibras nervosas e musculares do organismo são formadas por diversos tipos de proteínas. Incrível, né?

E o melhor de tudo: praticamente todos os alimentos de origem animal são ricos nesse nutriente. No entanto, carnes, ovos, leite e derivados – como queijos e iogurtes – merecem um destaque especial.

Complexo B, essencial para manter o corpo saudável e ativo

Apesar das suas particularidades, todas as vitaminas são responsáveis por garantir que o seu corpo esteja saudável, disposto e funcionando corretamente. Elas revigoram o nosso organismo, trazem a sensação de bem-estar, revitalizam os nossos órgãos, e dão aquele ânimo a mais por meio de um belo suco de frutas nos dias de calor, por exemplo.

No entanto, quando se trata de fornecer uma dose extra de energia para o corpo, o complexo de vitaminas B (sobretudo a tiamina, vitamina B1) merece um destaque especial. Seu consumo está associado a certas funções cognitivas do nosso cérebro (como a habilidade de realizar movimentos complexos, por exemplo), e ela é essencial para que você consiga praticar exercícios físicos perfeitamente.

As vitaminas podem ser encontradas sobretudo nas frutas, nas leguminosas e nos cereais integrais. A tiamina, especificamente, também pode ser encontrada nos suínos. Mas, além dessas, há muitas outras fontes alimentícias compostas por esses nutrientes.

Dica: Para ingerir uma dose concentrada de vitaminas diariamente, basta preparar um belo suco verde todos os dias pela manhã! Misture frutas verdes (como limão), vegetais verdes folhosos (sobretudo os verde-escuros, como couve e agrião), um pouco de gengibre, gelo e água – ou, se preferir dar um gostinho a mais, substitua-a pela água de coco.

Potássio, importante para a saúde dos músculos

Magnésio, cálcio, flúor, selênio, potássio… A família dos minerais é composta por 12 elementos essenciais para o organismo. Mesmo que produzidos em pequenas quantidades pelo nosso corpo, os sais minerais compõem pelo menos 4% do corpo humano e interferem diretamente no nosso dia a dia.

Mas um deles, em específico, é extremamente importante para os que praticam exercícios físicos e necessitam que os músculos estejam sempre funcionando com 100% de sua atividade: o potássio. Ele ajuda no alívio de dores relacionadas à contração muscular, previne a ocorrência de cãibras e consegue turbinar a sua atividade física desenvolvendo mais disposição e firmeza.

O potássio é comumente encontrado em grande parte das leguminosas, na banana, no espinafre, nas raízes (como beterraba e batata-doce), nas amêndoas, e claro, na água mineral.