Família dos minerais: Conheça os 12 elementos essenciais para o organismo!

Magnésio, cálcio, zinco, selênio, enxofre, cromo, cobre, vanádio, boro, iodo, potássio e ferro. Os 12 elementos da família dos minerais são poderosos aliados da nossa saúde e, por isso, devem fazer parte do nosso cardápio alimentar. Saiba mais sobre cada um!
Magnésio, cálcio, zinco, selênio, enxofre, cromo, cobre, vanádio, boro, iodo, potássio e ferro. Os 12 elementos da família dos minerais são poderosos aliados da nossa saúde e, por isso, devem fazer parte do nosso cardápio alimentar. Saiba mais sobre cada um!

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Sais minerais. Dentre todos os grupos alimentares importantes para a nossa vida, essa família de nutrientes é das mais extensas e poderosas de todas, afinal, são 12 elementos que, por diferentes maneiras, beneficiam a nossa saúde por completo. Conheça mais sobre cada uma dessas substâncias, suas peculiriadades, e onde podemos encontrá-las nos alimentos!

As 12 elementos da família dos minerais são: magnésio, cálcio, zinco, selênio, enxofre, cromo, cobre, vanádio, boro, iodo, potássio e ferro. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, todos eles são substâncias inorgânicas e a maior quantidade estão concentradas nos nossos ossos. "Cada uma dessas 12 substâncias têm funções próprias e merecem atenções especiais", reitera a profissional, apresentando, abaixo, as particularidades de cada mineral. Veja!


Os 12 elementos da família dos sais minerais

Ferro: Esse mineral atua no processo respiratório e ajuda a prevenir a anemia. Pode ser encontrado nas carnes bovinas e vísceras, como fígado, rim e coração. Também nas aves e peixes, além dos vegetais como espinafre, couve e beterraba e nas leguminosas: cenoura, batata, abóbora, tomate, couve-flor, repolho e nabo.

Magnésio: "É extremamente importante para saúde dos ossos, relaxante muscular e é indispensável para evitar doenças como a enxaqueca", destaca a Dra. Paola que indicou as fontes do mineral: Folha de coentro seca, farelo de trigo, amendoim, amêndoas, granola, aveia, uva passa sem semente, arroz integral, quiabo cozido, couve refogada, beterraba cozida e espinafre cru.

Zinco: Atua na síntese de proteínas, potente antioxidante juntamente como cobre , participa do metabolismo celular, funções neurológicas. Pode ser encontrado em ostras (grelhada ou assada), levedura, semente de abóbora (inteiras e assadas), carne vermelha (acém cozido) e carangueijo (cozido), ovos, castanha de caju, iogurte natural desnatado e queijo minas (frescal).

Cálcio: Importante para saúde dos ossos, cabelo e unhas. As melhores fontes de cálcio são os vegetais verdes escuros como couve, espinafre, mostarda e folhas de brócolis e o leite e seus derivados, como iogurte e queijos.

Selênio: Possui ação antioxidante no organismo, atua na cura das doenças hepáticas e auxilia na saúde dos músculos. Pode ser encontrado na castanha do Pará, salmão, fígado bovino, tomate, milho, camarão, ostras e semente de girassol.

Enxofre: Assim como o magnésio, o enxofre atua no bem-estar dos nossos ossos, dentes e unhas, sendo fundamental em toda a nossa estrutura corporal. Suas principais fontes são: Cebola, repolho, ovos, feijão, brócolis, alho e carnes.

Cromo: Age em função da insulina, sendo responsável pela distribuição de açúcar pelo nosso corpo, também auxilia no controle do colesterol, alivia os sintomas da depressão e aumenta a capacidade de ganho de massa muscular. Podemos encontrá-lo no levedo de cerveja, frango, carne bovina, ovos, queijo, pimentão, banana e cogumelos.

Cobre: Aliado à saúde do cérebro, o cobre também ajuda na formação de células sanguíneas e trabalha na pigmentação da pele, impedindo o aparecimento de manchas. Contém ação antioxidante e age na prevenção das ações dos radicais livres. Suas melhores fontes são: Nozes, amendoim, ervilhas, fígado bovino e trigo integral.

Vanádio: Suas principais fontes são os frutos do mar, alho, levedo de cerveja, fígado e arroz integral. Dentre os benefícios do seu consumo podemos destacar o controle do colesterol, previne os ataques cardíacos e a isquemia cerebral.

Boro: Trabalha diretamente nas funções hormonais e auxilia no metabolismo ósseo e muscular. Ajuda na absorção da Vitamina D, previne a osteoporose e alivia as dores menstruais. Pode ser encontrado na banana, na couve manteiga, nozes, soja, feijão, lentilha, abacaxi, pera, uva e ameixas.

Iodo: Responsável por ajudar a fornecer energia para o corpo, age na prevenção do câncer e beneficia a saúde reprodutiva. As principais fontes de iodo são os frutos do mar como: Salmão, ostras, mexilhão, atum, bacalhau, linguado e camarão. Também é possível encontrá-lo nos ovos, leite e cerveja.

Potássio: Fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo, o potássio é responsável por manter os níveis de água equilibrados no nosso organismo. Além disso, age na manutenção das contrações musculares e na frequência cardíaca. Podemos ingerí-lo através da banana, melão, tomate, ervilha, frutas secas e batata.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook
Receitas:
Banana
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