Proteínas: Descubra fontes alternativas deste nutriente construtor!

<strong>Barrinhas proteicas:</strong> São ótimas opções para adquirir proteína, o nutriente construtor do corpo humano
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Giovana Morbi

Consultor:

Giovana Morbi

Graduada em Nutrição pela Faculdade São Camilo, é especialista em Nutrição Clínica e Ortomolecular com extensão em Nutrigenômica e especializada em Diabetologia Prática pelo Steno Education Center, na Dinamarca.

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O corpo humano não é capaz de sobreviver, de forma saudável, sem o grupo das proteínas em nossa pirâmide alimentar. Elas são indispensáveis, pois participam de quase todas as reações químicas do organismo, ativando diversas funções essenciais para o nosso desenvolvimento físico.

Parte substancial de todas as células do organismo, as proteínas são responsáveis pelo transporte de oxigênio e ferro no sangue, além dos mecanismos de contração. Hormônios proteicos, como a insulina e o "GH", mais conhecido como hormônio do crescimento, são nutrientes fundamentais para o desenvolvimento, construção e reparação dos tecidos corporais. A nutricionista Giovana Morbi, explica como as proteínas agem em nossos corpos. Ela é capaz de manter os cabelos fortes, e deixar as unhas saudáveis.

"Nas proteínas são formados aminoácidos. É como se pequenos blocos se unissem para formar uma grande estrutura. Ao comer um alimento rico em proteínas, como o ovo, por exemplo, elas são "quebradas" e transformadas em aminoácidos novamente, que serão utilizados pelo corpo de acordo com suas prioridades e necessidades. Por esse motivo, é comum pessoas desnutridas ficarem com unhas e cabelos fracos, por exemplo. Na falta de uma alimentação adequada o corpo utilizará as proteínas, que seriam destinadas para cabelos e unhas, para manter o corpo funcionando", destacou a nutricionista Giovana Morbi, que divide esses aminoácidos em dois grupos distintos.

Os aminoácidos podem ser divididos em dois grupos: os aminoácidos essenciais e não essenciais. Os não essenciais são produzidos pelo nosso corpo, enquanto os essenciais precisamos ingerir pela dieta", analisou Giovana. Segundo ela, os alimentos fontes de proteínas podem ser classificados como:

– Proteínas de Alto Valor Biológico: São as que contêm todos os aminoácidos essenciais. São as proteínas de origem animal, encontradas nas carnes, leite e derivados e ovos. Porém, se você é vegetariano e quer garantir todos os aminoácidos essenciais em um só alimento invista na quinua.

– Proteínas de Baixo Valor Biológico: Aqui entram as leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas, soja e grão-de-bico. Alimentos ricos em proteínas vegetais devem ser combinados com outros que complementem o que falta em sua composição. Por exemplo: a combinação do arroz com feijão não é popular à toa. Os aminoácidos presentes no arroz complementam os que faltam no feijão e juntos formam uma combinação altamente proteica e nutritiva.

Mais benefícios – Atrelada sempre às questões físicas, de fato, o fator muscular é o principal benefício da ingestão das proteínas, contudo, essa não é sua única virtude nutricional. As proteínas possuem uma série de vantagens que vão além dos benefícios à aparência física. "Engana-se quem acha que as proteínas servem apenas para construir novos músculos. Constituem, ainda, os anticorpos que defendem nosso organismo do ataque de vírus e bactérias, por exemplo", salienta Giovana.

Por tais motivos torna-se tão importante uma dieta rica em alimentos proteicos.

Alimentos ricos em proteínas


– Amêndoas: 100 g de amêndoas têm cerca de 21, 1 g de proteínas.


– Tofu: 100 g de tofu têm cerca de 8,1 g de proteínas.


– Peito de peru (sem pele): 100 g de peito de peru têm cerca de 29,9 g de proteínas.


– Peito de frango (sem pele): 100 g de peito de frango têm cerca 30 g de proteínas.


– Ovo: 02 ovos médios têm cerca de 16 g de proteínas.


– Iogurte sem gordura: 100 g de iogurte sem gordura têm cerca de 4,2 g de proteínas.


– Barrinha proteica (suplemento): 1 barra contém cerca de 10 g de proteínas.

Outros alimentos: Bife de filé, filé de porco, salmão, requeijão sem gordura, camarão, lentilhas cozidas e leite semidesnatado.

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