Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 06/12/2019

O que são hidratos de carbono e em quais alimentos encontrá-los

Afinal, o que são os tais hidratos de carbono que muitas vezes aparecem naquelas tabelas de informação nutricional dos biscoitos, pães e até mesmo do arroz? Bom, os hidratos nada mais são do que glícidos, glucídios ou – o mais comum e conhecido de todos -, carboidratos! A nomenclatura varia por conta da composição orgânica dos elementos, que podem apresentar fórmulas químicas diferentes. E, ao contrário do que muitos pensam, eles não são os vilões da sua dieta! Para entender melhor sobre o assunto, nós entrevistamos a nutricionista Carine Rodrigues, que esclareceu todas as dúvidas e ainda explicou direitinho o porquê dos hidratos serem tão importantes na a nossa alimentação. Confira!

Hidratos de carbono são uma das principais formas de fornecer energia para o organismo

Os hidratos de carbono constituem a maior parte da nossa alimentação diária. Eles fazem parte do grupo de componentes alimentícios que são fundamentais para o nosso organismo (conhecidos como macronutrientes) e que devem ser ingeridos em quantidades relativamente grandes todo santo dia – isso, claro, em relação a outros tipos de nutrientes.

De acordo com Carine, “os hidratos de carbono são compostos orgânicos, constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio. A principal função dessa molécula no nosso organismo é fornecer energia para as células, dando a elas substrato para metabolizar e, assim, poder executar suas funções. Os principais carboidratos são a glicose, a frutose e a galactose”.

Carboidratos (ou hidratos de carbono) podem ser de rápida ou lenta absorção

Ainda segundo a nutricionista, os carboidratos podem ser divididos em dois grandes grupos: os simples e os complexos. Sendo que parte deles consegue ser absorvido mais rapidamente pelo seu organismo, enquanto a outra parte não.

No fim de contas, o que isso significa na prática? De maneira bem simples: isso é bem relevante para pessoas diabéticas, hipoglicêmicas, ou qualquer uma que apresente alguma condição que envolva tentar equilibrar o nível de glicose no sangue do seu corpo. E, de uma maneira geral, isso afeta diretamente a sua dieta.

“Os carboidratos simples, também conhecidos como carboidratos de alto índice glicêmico, são compostos quimicamente de apenas um ou dois tipos de sacarídeos e são facilmente digeridos pelo organismo. Por serem carboidratos de rápida absorção, [eles] liberam energia para o organismo e aumentam os níveis de glicose na corrente sanguínea rapidamente”, explica Carine.

Já os carboidratos complexos – também conhecidos como carboidratos de baixo índice glicêmico -, são formados pela união de vários tipos de sacarídeos e, por isso, são absorvidos de maneira diferente. “Como o organismo precisa ‘quebrar’ as moléculas em partes menores até poder absorver e liberar a energia, [os complexos] são carboidratos de absorção lenta que aumentam os níveis de glicose na corrente sanguínea de forma progressiva”, esclarece Carine.

O ponto mais importante é o modo como você deve consumi-los. Os carboidratos simples são os principais aliados para quem pratica atividade física. Eles fornecem energia imediata por serem digeridos rapidamente e fazem com que o seu corpo esteja mais preparado para um treino intenso.

Mas a nutricionista também alerta: “da mesma forma que os carboidratos simples elevam a glicose no sangue rapidamente, ela logo volta aos níveis anteriores. Ou seja, você tem fome pouco tempo depois de ter comido. Dessa forma, o mais recomendado é dar preferência para os carboidratos complexos, já que, devido a absorção lenta, a sensação de saciedade e a produção de energia são mais duradouras. Além disso, os alimentos ricos em carboidratos complexos possuem também mais nutrientes em comparação aos compostos por carboidratos simples, já que passam por menos etapas de processamento industrial”.

Em quais alimentos você consegue encontrá-los?

De acordo com Carine, os carboidratos simples estão presentes em alimentos “como açúcar, mel, xarope de milho, arroz branco, massas, pães e biscoitos feitos de farinha de trigo refinada, doces, chocolates etc”. Ou seja, eles definitivamente estão presentes naquelas guloseimas que você consome de vez em quando.

Já os complexos, também conhecidos por serem extremamente ricos em fibras, você encontra no “arroz, pães, massas feitas com farinha de trigo integral, aveia, leguminosas (ervilha, grão de bico, feijões) etc”, como explica a nutricionista.