Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 03/12/2019

O que é goma guar e como usá-la para fazer uma gelatina mais saudável

Muitas pessoas nunca ouviram falar na goma guar e não fazem ideia de quais são as suas utilidades e benefícios. Se você for vegano e estiver lendo essa matéria, já pode começar a se interessar pelo assunto. Afinal, a guar é a alternativa perfeita para os que não podem consumir a gelatina comum (por serem produzidas a partir do tutano do boi) e para os que buscam uma opção mais saudável da mesma. Afinal, nem os corantes industrializados ela leva em sua composição. Quer saber mais sobre esse alimento? Então dá uma olhada na matéria que nós separamos!

Do que é feita a goma guar?

Obtida por meio da semente da planta de guar, a goma é um tipo de carboidrato polissacarídeo que pertence à classe de fibras solúveis. Originalmente da Índia e do Paquistão, ela é muito cultivada nos Estados Unidos e em algumas regiões da Austrália e da África, sendo frequentemente importada para o Brasil.

Como ela pode ser utilizada?

Normalmente usada como um suplemento alimentar, a goma guar é a “gelatina” incolor ideal para bolos, pães, biscoitos e molhos – atribuindo consistência e viscosidade à receita, devido a sua capacidade de se transformar em uma espécie de gel viscoso ao ter contato com a água. O mesmo serve para o preparo de gelatinas e derivados de laticínios que exigem uma maior espessura.

Para fazer uma gelatina vegetal com este alimento basta misturar a goma (vendida em pó) com um pouco de água, adoçar com um pouco de açúcar ou adoçante e levar à geladeira para deixar bem consistente. Também é possível preparar a gelatina a partir de algum outro líquido, como um suco, por exemplo – assim, ela será adoçada a partir do próprio líquido que você escolher.

Obs.: Caso você não atinja o ponto correto, acrescente um pouco de água à mistura.

Quais são os benefícios da goma guar?

Alimento é especialmente indicado para celíacos e para os que buscam um emagrecimento saudável

Por agregarem mais fibras aos alimentos e, dessa forma, aumentarem a sensação de saciedade, a goma guar também é muito indicada para os que estão de dieta e precisam emagrecer. E, claro, não contém glúten! Ou seja, passe livre para agregar o cardápio dos celíacos!

Goma guar controla a hipertensão arterial

A guar é extremamente apropriada aos hipertensos. Ingerir um pouco desse alimento diariamente pode ajudar na redução da pressão sanguínea e contribuir para a saudabilidade do coração!

É benéfica para o sistema digestivo

Se você é uma das pessoas que possuem problemas com o intestino preso, a goma guar pode ser uma boa alternativa. Devido às suas propriedades, ela consegue normalizar as funções digestivas, o que inclui evitar tanto a prisão de ventre quanto a diarreia. Seu consumo é indicado, inclusive, para os que sofrem da Síndrome do Intestino Irritável. Interessante né?