Cuide do seu coração: Conheça 5 vegetais que ajudam a reduzir a pressão arterial

Para manter o nosso coração sempre batendo forte e saudável, bons hábitos alimentares são fundamentais.
Para manter o nosso coração sempre batendo forte e saudável, bons hábitos alimentares são fundamentais.
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Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

Coração bom é coração que pulsa forte! E, para mantermos a saúde cardíaca em dia, um grupo alimentar bem conhecido do nosso dia a dia é de suma importância: os vegetais! Naturais, leves e muito nutritivos, eles são grandes aliados na luta para mantermos a pressão arterial equilibrada, diminuindo as chances de hipertensão e aumentando a qualidade de vida!

A grande arma nutricional dos vegetais na luta para deixar nosso coração saudável se chama potássio. Esse mineral, presente em grande quantidade em legumes e verduras, possui componentes controladores da pressão arterial. A nutricionista Paola Lisboa explica:

"Hoje temos uma epidemia de hipertensão arterial e a alimentação está totalmente ligada ao aumento e ao controle da pressão. Existe alguns alimentos que aumentam, assim como existem aqueles que ajudam a diminuir e a controlá-la. É o caso dos alimentos ricos em potássio, como os vegetais verdes escuros (couve, espinafre e brócolis, por exemplo), que devem preferencialmente serem consumidos crus ou cozidos no vapor para não perderem os nutrientes."

Veja 5 vegetais que ajudam a reduzir a pressão arterial

Alho: Com propriedades anti-inflamatórias e antivirais, o alho produz um gás no estômago, que relaxa as artérias e diminui a pressão arterial.

Aipo: Uma excelente fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio. O vegetal é um aliado na redução da pressão arterial. Segundo o jornal The New York Times, quem consome cerca de quatro talos de aipo por dia, reduz a pressão arterial em 12 a 14 por cento em comparação com aqueles que não comem.

Brócolis: Da família dos vegetais verdes escuros, o brócolis é rico em vitamina C e em fibras alimentares, além de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

Couve: Rica em antioxidantes, o vegetal tem a capacidade de reduzir a pressão arterial e também as inflamações nas artérias, no coração e nos rins. Além de prevenir o risco de derrame e ataque cardíaco.

Espinafre: Com um valor nutricional enorme, o espinafre possui ação antioxidante e anti-inflamatória. O vegetal é rico em vitaminas A e do complexo B, ferro, cálcio e fósforo.

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