
Consultor:
Mariana Duro Margatho
Formada pelo Centro Universitário São Camilo, possui pós-graduação em Nutrição Funcional, Esportiva, Fitoterapia e Modulação do Processo de Envelhecimento
Produto recomendado

Bebida de soja de maçã Taeq 1L

O glúten é uma proteÃna vegetal presente no trigo, no centeio, na aveia, na cevada. Muitas vezes encontrado em receitas tradicionais de bolos, pães, biscoitos, tortas, massas, entre outras. No organismo de pessoas sensÃveis, a ingestão desse nutriente pode provocar reações como alergias, diarreia, constipação, inflamação intestinal, flatulência, fadiga, dermatites e inchaço na região intestinal.
O principal sintoma da intolerância ao glúten é a diarreia crônica, que pode acabar durando mais de três ou quatro semanas. Aftas bucais e desconforto abdominal são outros sintomas causados por essa sensibilidade. O diagnóstico, porém, pode durar meses, já que é feito pela análise da presença de anticorpos especÃficos, dieta isenta de glúten e biópsia intestinal.
A nutricionista funcional Mariana Duro afirma que mesmo indivÃduos que não apresentam essa doença podem ter uma hipersensibilidade ao glúten, devido à má digestão dessa proteÃna. "Bactérias e fungos que vivem no intestino consomem os alimentos fermentados, fontes de glúten, para obter energia e se multiplicar, causando problemas intestinais e inflamações, que levam à s microfissuras na parede do intestino e aumento da permeabilidade intestinal".
O organismo, na tentativa de conter isso, libera diversas substâncias pró-inflamatórias, que geram manifestações fÃsicas, mentais e emocionais não desejáveis, como ganho de peso, retenção hÃdrica, celulite, irritabilidade, dores articulares, enxaqueca, entre outros. Ao contrário da letargia ocasional que pode ocorrer ao longo do tempo, as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten tendem a ficar completamente esgotadas após as refeições simples. Se você acha que pode estar sofrendo com estes sintomas, faça um teste, fique pelo menos uma semana sem consumir glúten, e observe os sinais do seu corpo.
Confira alguns substitutos do glúten para o café da manhã e o almoço!
• Quinoa em flocos – 1 colher (sopa) – 50 Kcal
• Amaranto em grãos – 1 colher (sopa) – 55 Kcal
• Polenta cozida – 1 colher (sopa) – 90 Kcal
• Arroz integral cozido – 1 colher (sopa) – 45 Kcal
• Batata cozida – 1 unidade média (140gr) – 71 Kcal
• Cará cozido – 1 unidade pequena (50gr) – 60 Kcal
• Mandioca cozida – 1 pedaço médio (50gr) – 57 Kcal
• Cuscuz de milho – 1 pedaço médio (130gr) – 257 Kcal