Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Os alimentos indicados para acabar com a diarreia e voltar a regular o intestino
Guia Culinário 05/08/2019

Os alimentos indicados para acabar com a diarreia e voltar a regular o intestino

São muitos os motivos que podem ocasionar a diarreia: alergia, intolerância, virose e, principalmente, intoxicação alimentar. O problema é que ela causa um desconforto enorme no corpo e, caso não seja tratada, pode levar à desidratação. Por isso, é muito importante que você se alimente de forma adequada quando estiver passando por esse problema. Para te ajudar a manter o intestino regularizado – e evitar a perda de água e nutrientes – nós separamos as melhores dicas para manter uma dieta regrada durante períodos de diarreia. Confira!

Consuma sopas leves e pouco temperadas, como as de cenoura e batata

Para não irritar ainda mais o sistema gastrointestinal, é muito importante que você invista em uma alimentação bem leve e nutritiva. As sopas de legumes – em especial as opções com cenoura e batata – são ótimas para repor nutrientes. Afinal, elas são fontes de minerais (cálcio, magnésio e ferro, por exemplo), vitaminas (como as do complexo B, A, C e E), além das fibras, que contribuem para a regulagem do intestino.

Além disso, o ideal é que você prepare a sopa com temperos bem leves – ou seja, com apenas um pouco de sal e hortaliças naturais, como manjericão. Não coloque pimentas e nem ingredientes com corantes, que podem agredir ainda mais o intestino e piorar a diarreia. O ideal é realmente se ater aos legumes e preparar algo bem simples e leve – caldinho de abóbora, por exemplo, é uma ótima opção, assim como a sopa de arroz com legumes.

Frutas sem casca podem fazer parte da dieta

As frutas também podem estar presentes nessa dieta para tratar o intestino. No entanto, como a digestão está comprometida nesse primeiro momento, o ideal é comer apenas maçãs, peras e outras frutas sem a casca (maçã raspadinha, por exemplo, fica uma delícia e é bem leve). Você também pode comer banana amassada para repor minerais como potássio e cálcio.

Que tal preparar chás que reconstituem a flora intestinal?

Os chás são nossos aliados em diferentes situações – quando estamos estressados, gripados ou com problema no estômago, por exemplo. Para tratar a diarreia, existem alguns tipos que auxiliam muito, tais como os chás de camomila, hortelã e canela. A hortelã, por exemplo, é uma planta medicinal que alivia inflamações. Já a camomila tem propriedades digestivas e também ajuda a amenizar o enjoo. Por isso, vale super a pena incorporar esses chás à dieta de recuperação do intestino.

Evite ao máximo alimentos gordurosos, frutos do mar, leite e derivados

Quando se trata de manter o bem-estar do organismo, outro ponto importante é evitar ao máximo o consumo de certos alimentos, principalmente os gordurosos (frituras, pratos com muita manteiga, óleo, queijos e por aí vai). Além disso, leites e derivados também devem ser evitados, pois a lactose demora mais para digerir e pode irritar o intestino nesse momento. Frutos do mar, por sua vez, possuem toxinas e bactérias que podem piorar a infecção do intestino. Por isso, o ideal é que você tente realmente se alimentar apenas com produtos naturais e fique longe de opções muito gordurosas.

Abuse nos líquidos para evitar a desidratação

Para compor essa dieta balanceada, não se esqueça também de abusar na quantidade de líquidos – tanto água quanto isotônicos. A água de coco, por exemplo, é uma das bebidas mais indicadas para tratar o problema. Isso porque ela repõe minerais importantes e tem alta capacidade de hidratação – ou seja, impede que o corpo desidrate, o que é um dos maiores perigos da diarreia.