Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentação vegana: Por que essa prática alimentar cresce tanto no mundo?
Guia Culinário 17/01/2018

Alimentação vegana: Por que essa prática alimentar cresce tanto no mundo?

O mundo está se “veganizando”, sabia? Pois é, a ideologia que estimula a preservação de todos os animais, principalmente em nosso uso alimentar, cresce cada dia mais pelos quatro cantos do planeta. E, não é por menos: além de uma filosofia consciente, as dietas à base de alimentos naturais faz muito bem para a saúde, ampliando o bem-estar e a longevidade de vida dessas pessoas.

O veganismo é uma ideologia motivada muito além da alimentação. Contudo, não podemos negar, que muitos adeptos iniciam a causa motivados pelo consumo, sobretudo de carne animal, mostrando que é possível manter uma estilo de vida equilibrado e nutricionalmente substancioso preservando as espécies. O fato é que o interesse no veganismo estabelece as mais diferentes razões que contribuem para este desenvolvimento, incluindo a compaixão para com os animais, o impacto ambiental e, claro, as preocupações com a própria saúde.

“Vejo o veganismo crescer a cada dia pelo aumento da procura por atendimento no consultório de nutrição. As pessoas estão muito preocupadas com a vida dos animais e também com o meio ambiente e por isso vão ate o consultório de nutrição para aliar seu estilo de vida com uma boa nutrição. A velocidade em que estabelecimentos veganos inauguram e a rapidez em que a indústria de alimentos industrializados cria opções veganas para os supermercados indicam que o veganismo está em expansão e quem ignorar perderá uma boa oportunidade de aproveitar este mercado”, destaca a nutricionista Jéssica Stein, da Clínica Nutrissoma Porto Alegre, especialista em atendimento clínico e alimentação vegetariana.

E o veganismo no Brasil? Também está crescendo?

Apesar de ainda não existirem dados concretos e oficiais sobre o número de veganos no Brasil, uma pesquisa IBOPE, realizada em de outubro de 2012, revelou que 8% da população brasileira se declara vegetariana (mais detalhes em vista-se.com.br/ibope). Em número de restaurantes vegetarianos, a cidade de São Paulo é a que mais possui opções, abrigando mais de 60 opções de estabelecimentos.

“O que impede o veganismo de crescer ainda mais é o despreparo de muitos profissionais da saúde em orientar pessoas veganas. Muitas pessoas querem mudar, mas tem receio que a saúde não fique em bom estado. Já sabemos que a alimentação vegana é segura para todas as fases da vida, portanto, quem deseja deixar a carne de lado deve procurar profissionais que entendam do assunto”, ressalta a nutricionista Jéssica Stein.

Mapeamento vegan – Um projeto que vem de Brasília também pode ajudar a aumentar o número de pessoas adeptas ao veganismo no país . O “Mapa Veg” é um projeto que tem o objetivo principal de receber cadastros de veganos ou, até mesmo, vegetarianos do Brasil todo. Até o momento, mais de 5 mil pessoas já se cadastraram.

Consulte um nutricionista antes de virar vegano

Apesar de ser uma prática saudável, antes de iniciar o veganismo é preciso fazer uma consulta especializada, para assim ser elaborado um plano alimentar específico às suas necessidades. Nessa avaliação são feitos exames física por peso, altura, Índice de Massa Corporal “IMC”, % de gordura por bioimpedância (quando há indicação) e a avaliação nutricional, onde o paciente é questionado detalhadamente sobre seus hábitos de vida, comportamento alimentar, tipo de vegetarianismo que se enquadra ou pretende se enquadrar, além nível de atividade física. A nutricionista irá solicitar exames de sangue para controlar deficiências nutricionais e avaliar a necessidade de suplementação.