Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais
Guia Culinário 29/03/2022

Molho de iogurte para salada: prepare em casa com ingredientes naturais

Comer salada todo dia é um hábito super saudável, mas se o molho que acompanha as folhas não for tão natural quanto elas, o potencial nutricional do prato pode ficar prejudicado. Muitos molhos de salada de prateleira são repletos de conservantes, por exemplo. A boa notícia é que tem como fazer um molho com iogurte natural que fica com uma textura incrível, sem falar no sabor. A base do molho é simples e você pode incrementar a receita de muitas formas.

Ingredientes para molho de iogurte

Separe essa listinha de ingredientes antes de começar a receita. São poucos itens e provavelmente você tem a maior parte deles em casa. Veja o que você precisa para o molho de salada caseiro:

  • 1 pote de iogurte natural Taeq ou iogurte desnatado natural Taeq;
  • 2 colheres de azeite de oliva extravirgem Taeq;
  • Suco de ½ limão tahiti orgânico Taeq;
  • 2 colheres de sopa de rúcula orgânica Taeq picada (opcional);
  • Cheiro verde, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Molho para salada com iogurte é feito no liquidificador e leva menos de 5 minutos para ficar pronto

O preparo do molho de iogurte é simples. Basta misturar todos os ingredientes em um liquidificador ou processador e servir fresco. A receita fica pronta em menos de 5 minutos! Osuco de limão é o responsável pela consistência e sabor acentuado e meio azedinho do creme, deixando o molho quase cremoso. Enquanto bate, observe a textura se formando!

Apesar dos condimentos serem opcionais, eles são muito indicados para intensificar o gosto do creme. Para incrementar um pouco mais a salada e garantir uma montagem elaborada para o prato, você pode finalizar a receita com sementes de chia e/ou de abóbora japonesa por cima. Assim, a refeição fica mais completa e saudável.

Benefícios do iogurte natural incluem fortalecimento dos ossos e intestino regulado

São variados os benefícios do iogurte. O alimento é conhecido por ajudar a restabelecer a flora intestinal e melhorar a digestão, além de ser um ótimo ingrediente para a saúde do sistema nervoso e imunológico com a ação da vitamina C. Por ser uma fonte potente de proteína e vitamina D, o iogurte natural auxilia no fortalecimento dos músculos, ossos e dentes.

Inclusive, o derivado do leite garante energia para organismo, devido à forte presença de aminoácidos e vitaminas do complexo B. Você pode optar tanto pela versão natural quanto pelo iogurte desnatado na receita de molho de iogurte. A segunda opção é mais recomendada para quem sofre com colesterol alto, pois apresenta 0% de gordura e garante um bom acompanhamento para o almoço.

Molho caseiro para salada também pode ser servido com legumes assados e carnes

O molho para salada caseiro também combina com cenouras assadas e até algo mais incrementado, como o preparo de legumes assados. Para quem gosta de carne e da ideia de incluir o creme em receitas com proteínas de origem animal, é só apostar no salpicão com iogurte ou a famosa kafta com molho de iogurte. E você ainda pode aproveitar os produtos da Taeq para garantir as refeições com muito sabor e textura. Bom apetite!