Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça os tipos de iogurte e descubra qual o mais indicado para a sua dieta
Guia Culinário 29/05/2018

Conheça os tipos de iogurte e descubra qual o mais indicado para a sua dieta

Há muitos motivos para começar a consumir iogurte. Afinal, ele é considerado um snack saudável, o que significa que pode entrar na dieta diária de pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não estão tentando perder peso. Além disso, é muito nutritivo, sendo rico em vitaminas e minerais, em especial o cálcio, já que se trata de um derivado do leite. Isso sem falar que, por ser um probiótico, atua diretamente na flora intestinal, evitando problemas como a constipação. Ao mesmo tempo, existem diversos tipos de iogurte, na qual cada um apresenta uma característica distinta. Será que você está realmente consumindo o mais indicado para você?

Iogurte integral é uma variação do iogurte natural

Em primeiro lugar é preciso entender que os iogurtes integral e desnatado são apenas variações do iogurte natural. Ele nada mais é do que iogurte tradicional encontrado em mercados e que muitas vezes é consumido com aveia. Inclusive, essa combinação é muito benéfica para o corpo, já que permite que o organismo absorva o açúcar mais lentamente, além de dificultar a absorção de gordura e dar mais saciedade, já que o cereal é rico em fibras. Lembrando que esse iogurte não conta com a adição de outros ingredientes em sua fórmula, e por isso é chamado de “natural”.

Iogurte desnatado é indicado para quem faz a dieta low carb

Embora também se trate do iogurte natural ele possui algumas diferenças em relação ao integral. Isso porque o desnatado é bem menos calórico e possui um teor menor de gorduras, o que o torna muito indicado para quem está tentando emagrecer, especialmente se a pessoa segue a dieta low carb. Outra vantagem é que seu teor de proteínas é maior, além de possuir quase o dobro da quantidade de cálcio que a presente no iogurte integral.

Iogurte grego é mais cremoso

Conhecido por ser mais cremoso, o iogurte grego se popularizou bastante nos últimos anos, embora muitas pessoas ainda fiquem na dúvida se é melhor consumi-lo no lugar do iogurte natural. De uma forma geral os dois são bem parecidos, com pequenas variações em relação à quantidade de gorduras e calorias. A maior diferença está no açúcar, já que esse ingrediente não é acrescentado no iogurte natural, mas no grego sim. Além disso, o primeiro possui uma quantidade de cálcio maior que o segundo, sendo, portanto, mais nutritivo. Por fim, muitas vezes é adicionada a calda de uma fruta ou mesmo algum sabor ao iogurte grego, algo que não ocorre com o natural. Lembrando que esse costuma ser o tipo utilizado em receitas saudáveis pela sua cremosidade, como ocorre com o duo de cookie de coco com uvas passas recheado de iogurte grego.

Iogurte skyr é originário da Islândia

Também conhecido como iogurte da Islândia, onde ele é muito popular, essa versão chegou há pouco tempo no Brasil. Embora seja feito a partir do leite desnatado, ele é bastante denso e cremoso, já que o seu soro é retirado. Isso ocorre porque os vikings que descobriram e habitaram a região utilizavam esse soro para conservar alimentos. Em geral o skyr é muito comparado com o grego, mas eles possuem diferenças claras. Afinal, a versão da Islândia é muito mais proteica e possui menos gorduras. Ao mesmo tempo, é mais calórica e tem um teor de cálcio menor que o presente na versão grega.

Iogurte saborizado pode ou não ter frutas no seu preparo

Sabe quando você vai ao mercado e escolhe um iogurte de morango ou de coco? Pois é, eles foram saborizados, o que significa que tiveram o acréscimo de algum ingrediente que deu a eles um gosto diferente. Aqui é preciso ficar atento à forma na qual o iogurte foi preparado, pois esse sabor pode ter sido produzido a partir de uma mistura natural de frutas ou da adição de um aromatizante artificial. Lembrando que quanto menos industrializado o produto for melhor.

Kefir de leite é excelente para quem sofre com problemas intestinais

Embora ele não seja vendido em mercados, mas sim doado, o kefir é considerado por muitos um tipo de iogurte. Caso você nunca tenha ouvido falar nele saiba que ele se trata de uma colônia de bactérias que pode ser fermentada a partir do leite ou do açúcar mascavo em água. E é justamente no primeiro caso que ele adquire um sabor de iogurte, embora no início da colônia ele seja um pouco amargo. Por ter uma produção caseira ele é muito benéfico, sendo indicado especialmente a pessoas que sofrem com problemas intestinais. Além disso, ajuda a aliviar os sintomas de algumas alergias, fortalece o sistema imunológico e ainda melhora o processo de cicatrização.