De origem árabe, a kafta é um prato bem saboroso que se assemelha muito com o espetinho de carne que conhecemos. A diferença é que ela é preparada com uns temperos e ingredientes especiais (como a hortelã, a páprica e o cominho) que dão um toque de sabor diferenciado. Para que você se inspire a comer kafta com mais frequência (seja no almoço ou no jantar), nós separamos uma receita bem simples e fácil de seguir. Dá uma olhada!
Modo de preparo
Massa
No processador, triture a cebola, as folhas de hortelã, o sal, a pimenta, o cominho e o suco de limão;
Misture bem a carne nesse tempero, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 30 minutos;
Em palitos para churrasco, molde as kaftas;
Em uma grelha, aqueça o azeite e grelhe as kaftas dos dois lados.
Molho
Em uma tigela, misture bem o iogurte, o suco, as raspas de limão, o sal, a pimenta, a páprica e o azeite;
Sirva as kaftas com o molho, as folhas de salsa, hortelã e a cebola fatiada em rodelas.
Carne é fonte de proteínas, ferro e vitaminas do complexo B
Exagerar na quantidade de carne que consome (como tudo na vida) não é algo recomendável. No entanto, esse alimento possui vitaminas e minerais fundamentais para a nossa saúde - por isso, é muito bom mantê-lo na dieta. Carnes magras, em especial, são fontes importantes de proteínas - fundamentais para a saúde dos músculos, da pele, do cabelo de outras estruturas do corpo.
Além disso, as carnes são fontes de ferro (substância que previne a anemia e garante o transporte de oxigênio pelo corpo) e vitaminas do complexo B. A vitamina B12, em especial, só é encontra nas carnes, peixes, leites, ovos e derivados. Por isso, muitas pessoas veganas podem sofrer com a ausência dessa substância. Ela é fundamental para a saúde do sistema nervoso e ajuda a prevenir a chamada anemia perniciosa.
Limão é rico em vitamina C e tem efeito detox no organismo
Você já deve conhecer os benefícios do limão para a saúde: dentro do grupo das frutas cítricas, ele é rico em vitamina C (um importante antioxidante, que também fortalece o sistema imunológico), ferro, fibras, atua como diurético e tem um efeito detox no organismo. Por isso, o suco dessa fruta é um dos mais benéficos e pode ser incorporado à sua rotina de alimentação.
Iogurte natural é fonte de cálcio e auxilia no processo de digestão
O iogurte natural é um dos alimentos mais indicados para o desjejum - é bem leve, nutritivo e pode ser facilmente consumido com frutas e granolas (ou até mesmo usado como molhos em receitas, como no caso da kafta). A grande vantagem do iogurte é que, por ser um derivado do leite, ele é uma fonte importante de cálcio, além de auxiliar na digestão, favorecendo as bactérias benéficas que ficam na flora intestinal.
Salsa atua como anti-inflamatório e tem efeito diurético
Dentre os temperos mais leves e saborosos que existem, a salsa é muito usada no preparo de carnes, caldos, saladas e diferentes pratos que os brasileiros adoram. Mas além de formar uma dupla imbatível com a cebolinha (constituindo o "cheiro verde" que muita gente gosta), ela também tem propriedades muito benéficas à saúde: funciona como anti-inflamatório natural e também é diurética - ou seja, ajuda a reduzir inchaços e a desintoxicar o corpo. Além disso, a salsinha também é rica em vitamina C, ferro e potássio, substâncias importantes para o organismo.
Hortelã funciona como calmante natural e é fonte de vitaminas importantes
Assim como a camomila, a hortelã também é uma planta muito usada para o preparo de chás calmantes, servindo para aliviar o estresse e o cansaço. Mas além disso, ela também é rica em vitaminas muito importantes: A, C, D e do complexo B, de modo que auxilia na saúde da pele, do cabelo, dos olhos, do sistema nervoso e também fortalece o sistema imunológico, afastando gripes e resfriados. Essa planta também auxilia na digestão (pois equilibra a concentração de enzimas digestivas) e, assim como o limão, ajuda a desintoxicar o organismo.