5 motivos para comer iogurte

O iogurte é fonte de fósforo, potássio, manganês, zinco e outros minerais
O iogurte é fonte de fósforo, potássio, manganês, zinco e outros minerais

Delicioso e versátil, o iogurte pode ser inserido no café da manhã, no intervalo entre as refeições ou compor a receita de um prato. Contribui para uma dieta equilibrada e ainda traz inúmeros benefícios aos adeptos.

Confira a lista de motivos para você tê-lo sempre em sua geladeira

1 - Cálcio

O cálcio é responsável por formar e fortalecer dentes e ossos. Além disso, atua na coagulação do sangue, cumpre o papel de agente no processo de contração e relaxamento dos músculos e na transmissão dos estímulos nervosos, regula os batimentos do coração e ajuda no combate à hipertensão.

Um pote de iogurte desnatado possui mais cálcio que um copo de leite. Enquanto o primeiro apresenta 33% da ingestão diária recomendada de cálcio, um copo de 200 ml leite possui apenas 24%.

2 - Vitaminas e minerais

O iogurte é fonte de fósforo, potássio, manganês, zinco e outros minerais. As vitaminas A, B6, B12, a riboflavina e a niacina tornam o alimento ainda mais rico. Vale destacar que ele possui cerca de 10 vezes mais ácido fólico do que o leite utilizado em sua elaboração e as bactérias presentes em sua fermentação têm papéis importantes nesse processo.

3 - Pele

A vitamina A é fundamental na saúde da nossa visão e da nossa pele. Ela restaura e constrói tecidos novos, auxiliando no tratamento de furúnculos, abcessos, queda de cabelos e acne. Com o processo de fermentação, a lactose do leite transforma-se em ácido lático, componente com grandes propriedades hidratantes, esfoliantes e antimicrobianos. O iogurte também pode ser usado para compor máscaras faciais caseiras ou industrializadas.

4- Poucas calorias

Quanto mais próxima dos patamares recomendados for à ingestão de cálcio menor será o índice de massa corporal, o IMC. O iogurte também é pobre em calorias e pode ser consumido como lanche, substituindo alimentos mais calóricos.

5 - Digestão

As bactérias presentes no alimento contribuem para um bom funcionamento intestinal. Estudos apontam que essas bactérias digerem carboidratos e o consumo regular de alimentos probióticos aumenta essa propriedade.

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