Cenouras assadas com molho de iogurte

Fácil
20 minutos + tempo de forno
4 porções (585 g no total)
Cenouras assadas com molho de iogurte

Fazer petiscos saudáveis com legumes, verduras e frutas é uma opção light e saborosa para receber os amigos em casa. Cenouras assadas com temperos (páprica, cominho e pimenta), por exemplo, ficam bem crocantes, sem gorduras e ainda são ricas em nutrientes. Para servir junto, a nossa dica é apostar no molho de iogurte, que é bem refrescante, levemente adocicado e fácil de preparar. Confira aqui uma receita de snack de cenoura assada que fica dos deuses!

Modo de preparo

Cenouras assadas

Coloque os palitos de cenoura em uma assadeira e tempere com a páprica doce, o cominho, a canela em pó e o sal;

Junte o azeite, o melado de cana e misture bem com as mãos para que todos os palitos fiquem temperados;

Adicione o ramo de alecrim e asse no forno preaquecido (200˚C) por cerca de 30 minutos, virando os palitos na metade do tempo para que dourem dos dois lados.

Molho de iogurte

Em um recipiente pequeno, junte o iogurte desnatado, o sal, a pimenta-do-reino, o sumo de limão a colher de azeite e misture bem.

Cenoura é fonte de betacaroteno, fibras, cálcio, vitaminas do complexo B, C e E

Além de ser um vegetal versátil - usado no preparo de sopas, saladas, risotos e até bolos e outros doces -, a cenoura se destaca por ser altamente nutritiva. Ela é fonte de betacaroteno - pigmento antioxidante que é precursor da vitamina A, fundamental para a saúde da visão.

A cenoura também é fonte de fibras alimentares, que são indispensáveis para o sistema digestivo, minerais como cálcio, ferro, manganês, vitaminas do complexo B, C e E. Ou seja, ela ajuda a fortalecer os ossos, músculos, protege o sistema de defesa do corpo e também contribui para a saúde do cérebro, da pele e do coração.

Melado de cana-de-açúcar é menos calórico que o açúcar, fonte de vitaminas e minerais

Quando se trata de adoçar receitas com ingredientes mais saudáveis, uma boa dica é recorrer ao melado de cana-de-açúcar. Além de ser menos calórico que o mel ou açúcar de coco, ele é fonte de vários nutrientes importantes: vitaminas do complexo B, ferro, selênio, magnésio, cobre e ainda cumpre ação antioxidante. Ou seja, combate os radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce) e fortalece a imunidade. Esse tipo de xarope é mais espesso, saboroso, serve para temperar tanto vegetais quanto molhos e doces.

Iogurte desnatado é rico em cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B

Muito útil para o preparo de molhos, smoothies e vitaminas, o iogurte desnatado também se destaca por ser bem nutritivo. Por ser um derivado do leite, ele é fonte de cálcio e fósforo, minerais indispensáveis para a saúde dos ossos e músculos. Além disso, ele tem baixo teor de gordura, é fonte de vitaminas do complexo B e costuma ser bastante indicado para quem quer regular os níveis de colesterol.

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