Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a preparar 5 molhos saudáveis para saladas e deixe o prato mais saboroso
Guia Culinário 27/06/2018

Aprenda a preparar 5 molhos saudáveis para saladas e deixe o prato mais saboroso

Apostar em molhos é o truque para deixar a salada com um sabor a mais. A mistura de mostarda e mel, por exemplo, é uma das queridinhas entre aqueles que gostam de apostar nesse detalhe extra para completar o prato saudável – mas não é a única. O que não faltam são boas opções para quem quer comer algo leve e delicioso ao mesmo tempo. Ainda fica perdido na hora de preparar os molhos na cozinha? Então confira dicas e truques para acertar nesse detalhe final, e supersaboroso, da salada:

Mostarda e mel: combinação de doce e picante é a queridinha para saladas

Para começar, vale falar um pouco sobre essa combinação que faz tanto sucesso para acompanhar a salada. Unindo o sabor levemente apimentado da mostarda com o adocicado do mel, essa mistura deixa o prato saudável com um gostinho especial que torna tudo ainda mais saboroso.

E ainda tem os benefícios dos ingredientes! A mostarda é rica em glucosinolato, um composto que ajuda a proteger o fígado e tem ação desintoxicante no organismo. Já o mel, além de ser anti-séptico e antioxidante, ajuda a melhorar a digestão e ainda funciona como calmante.

Como fazer:

– Misture a mostarda e o mel até criar uma textura homogênea;

– Acrescente um pouco de pimenta, sal e azeite e mexa bem para finalizar a mistura.

Molho de iogurte: opção refrescante para acompanhar o prato saudável

Outra opção que funciona muito bem nas saladas é o molho de iogurte. Ele é perfeito para deixar o prato com um sabor mais refrescante por levar suco de limão e ervas na receita em contraste com uma pitada de pimenta.

Além de saboroso, o iogurte já é uma boa pedida por ser uma boa fonte de vitaminas do complexo B e carboidratos, enquanto o suco de limão – além desse complexo vitamínico – ainda conta com vitamina C e sais minerais. Os temperos que entram na mistura, a cebolinha e a hortelã, também têm benefícios além do sabor: a primeira faz bem para o coração, fortalece os ossos e ainda atua na prevenção do câncer. Já a segunda ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados, melhora irritações da pele e, inclusive, funciona como um alívio para náuseas.

Como fazer:

– Com um pouco de azeite, misture o iogurte natural ou desnatado com uma colher de cebolinha e outra de hortelã, ambas frescas e bem picadas;

– Depois de misturar bem esses ingredientes, acrescente sal e uma pitada de pimenta;

– Por fim, coloque uma colher de sopa de suco de limão e mexa bem.

Molho de alho: versão simples e prática para garantir um gosto a mais na salada

O alho é um dos ingredientes mais usados na hora de deixar a comida com um gostinho a mais. Por isso, é claro que ele também aparece como uma boa opção para temperar as saladas! Seu sabor característico já poderia ser motivo suficiente para usá-lo, mas não é só isso: o alimento é altamente nutritivo, com muitas vitaminas, sais minerais e aminoácidos que o corpo precisa para ficar forte e saudável. Além disso, traz também benefícios para o coração e ameniza doenças respiratórias.

Como fazer:

– Comece batendo azeite com um pouco de vinagre;

– Tempere com uma pitada de sal e pimenta;

– Separe alho bem picado e, depois, acrescente na mistura que já foi feita para terminar o molho.

Molho de laranja: perfeito para quem quer um toque adocicado na salada

O molho de mostarda e mel não é a única possibilidade para deixar a salada com um sabor adocicado: você também pode variar um pouco o cardápio com o molho de laranja. Além de ser uma boa opção para fugir um pouco do tradicional, ainda dá para aproveitar as propriedades antioxidantes da laranja e os seus nutrientes – como cálcio, ácido fólico, fósforo e ferro. Isso sem falar nos benefícios já citados do limão e da mostarda, que também fazem parte desta receita.

Como fazer:

– Misture um pouco de azeite com 4 colheres de sopa de suco de laranja, 2 colheres de sopa de suco de limão, e mais uma colher de sopa de mostarda comum;

– Acrescente sal e pimenta a gosto na mistura para temperar.

Molho vinagrete: clássico para acompanhar saladas de todos os tipos

Para terminar a lista, uma opção prática e que funciona com praticamente todos os tipos de salada é o molho vinagrete. O vinagre reúne ingredientes com baixo valor calórico e ainda conta com propriedades antioxidantes – o que é ótimo para deixar esse prato saudável ainda mais rico. Disponível em várias versões, você pode escolher o que usará na receita de acordo com a sua preferência.

Como fazer:

– Misture 1/2 xícara de vinagre de maçã com 2 colheres de sopa de azeite;

– Acrescente uma colher de molho de soja e ervas finas e misture tudo.