Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chia: Descubra 5 formas diferentes para usar essa semente em sua alimentação!
Guia Culinário 19/01/2017

Chia: Descubra 5 formas diferentes para usar essa semente em sua alimentação!

Considerada um superalimento, por ser fonte de importantes nutrientes para o nosso organismo, a chia vem ganhando um destaque cada vez maior na nossa alimentação saudável. Versátil e nutritiva, a semente pode ser utilizada em diversas preparações, seja ela doce ou salgada. Confira algumas maneiras de acrescentá-la no seu dia e veja os benefícios que o seu consumo pode trazer para a saúde.

Fonte de fibras alimentares, a chia se torna responsável por proporcionar saciedade, facilitar a digestão, prevenir o diabetes e melhorar a nossa saúde intestinal. Além disso, a semente possui agentes antioxidantes que ajudam a precaver as ações dos radicais livres, amenizando o envelhecimento precoce das células, deixando o nosso organismo mais saudável e a pele mais bonita e jovem.

Outro grande destaque da semente de chia é a quantidade do ácido graxo ômega 3, substância essencial por manter a saúde cardiovascular funcionando de maneira correta, reduzindo os riscos de desenvolver a pressão alta, derrames e até AVC (acidente vascular cerebral). Segundo a nutricionista Sheila Basso, a semente pode ser usada de diversas maneiras e preparações. Confira, abaixo, as formas que a nutricionista separou!

5 formas diferentes para usar as sementes de chia em sua alimentação

1 – Farinha de chia: Seja para substituir a farinha branca ou ter uma nova alternativa para compor as suas receitas, a farinha de mantém as propriedades da semente de forma integral, tornando a nossa alimentação mais saudável. “A semente de chia pode ser utilizada através do processo de trituração e com isso, formamos a farinha de chia que pode ser utilizada no preparo de massas de pães, bolo, tortas…”, explica a nutricionista.

2 – Chia com iogurte: Sabe aquele lanchinho no meio tarde? Ele pode se tornar mais saboroso e até mais nutritivo se você acrescer a chia no seu potinho de iogurte. “A semente de chia em contato com líquidos forma uma gel que torna a digestão mais lenta, aumentando o período de saciedade”, analisa a profissional.

3 – Semente de chia em sucos e vitaminas: Para tornar a composição ainda mais saudável, na hora de preparar a sua vitamina pela manhã ou o suco detox, por exemplo, a chia irá acrescentar mais nutrientes ao seu organismo. “A chia acaba potencializando o efeito antioxidante das frutas e hortaliças, o que ajuda no combate ao envelhecimento e previne doenças como o câncer”, indica a Dra. Sheila Basso.

4 – Tempero para salada: Em sua forma natural ou como óleo, a chia pode ser utilizada para temperar saladas e outras preparações. Segundo a nutricionista, ela pode ser utilizada no lugar do azeite, por exemplo, trazendo sabor e completando a composição nutricional da refeição ou como ingrediente da salada, que também trará benefícios para o corpo.

5 – Sopas e Mingaus: Que tal inovar nas preparações? Experimente acrescer a chia como um dos ingredientes principais e se surpreenda com os resultados. “A semente de chia pode ser deixada de molho (1 colher em um copo de água por alguns minutos) para formar uma textura gelatinosa e ser usada no preparo de mingau, sopas, receita de bolo”, finaliza a nutricionista.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).