7 alimentos fontes de vitamina C que você deve comer com frequência

Frutas cítricas, tomate e brócolis são alguns alimentos ricos em vitamina C
Frutas cítricas, tomate e brócolis são alguns alimentos ricos em vitamina C

Entre toda uma gama de vitaminas, a C (também conhecida como ácido ascórbico) é, provavelmente, a que ganhou maior notoriedade. Afinal, ela costuma ser indicada para quem está sofrendo com uma gripe ou um resfriado, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Mas seus benefícios não param por aí! Quer entender mais sobre eles e descobrir fontes naturais desse nutriente? Então conheça 7 alimentos ricos em vitamina C que você deveria comer sempre e saiba mais sobre as vantagens do ácido ascórbico:

1. Laranja hidrata e fornece energia

Vamos começar pelo alimento mais conhecido por ser fonte de vitamina C: a laranja! Seu suco também ajuda a hidratar e a fornecer energia. Além disso, a fruta é rica em fibras, evitando a compulsão por dar saciedade ao corpo e permitindo o bom funcionamento do sistema digestório. É bom lembrar que a laranja também pode ser consumida in natura e acrescentada facilmente na sua dieta do dia a dia.

2. Limão é detox

De uma forma geral, frutas cítricas (como kiwi e morango) têm uma grande quantidade de vitamina C, e por isso logo depois da laranja temos o limão. Um de destaques é também possuir efeito detox, o que significa que, ao desintoxicar o organismo, ajuda a eliminar agentes que poderiam causar doenças. Uma dica, inclusive, é preparar um suco verde com ele para tomar a qualquer hora do dia.

3. Mamão possui boas quantidades de vitamina A

Tanto o mamão formosa quanto o papaia podem se orgulhar de serem boas fontes de vitamina C. Mas, além disso, vale ressaltar que fruta também possui boas quantidades da A, que por sua vez melhora a visão e fortalece a pele e cabelos. O mamão é uma ótima pedida para o café da manhã ou lanche, e pode ser servido com mel.

4. Brócolis é rico em fibras

Achou que só as frutas fossem fonte de vitamina C? Nada disso! O brócolis também possui boas quantidades do nutriente, além de ser rico em fibras e possuir poucas calorias, o que é bom para adeptos da dieta low carb. Uma boa pedida é preparar o brócolis no vapor e servi-lo no almoço ou no jantar.

5. Manga é fonte de várias vitaminas

Embora muita gente não saiba, a manga também é uma fruta rica em vitamina C. Inclusive, sua polpa também possui boas quantidades das vitaminas do complexo b, A, E, K. Por isso, ajuda o corpo a funcionar melhor de uma forma geral. Caso não queira consumi-la crua ou tomar o seu suco, a dica é preparar um doce da fruta.

6. Pimentão amarelo possui cálcio e ferro

O maior fator que diferencia o pimentão amarelo do verde e do vermelho é que ele é altamente rico em vitamina C. Quando consumido cru, então, o nutriente é encontrado em quantidades bem elevadas. Por isso, uma boa sugestão é acrescentá-lo em saladas. Além disso, também é fonte de fibras, ferro e cálcio - evitando, portanto, a fragilidade de ossos e dentes.

7. Tomate é rico em licopeno

A coloração avermelhada do tomate mostra o quão rico em licopeno ele é. Esse nutriente também é um antioxidante, e por isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a combater inflamações. Além da acrescentar na salada, uma boa forma de consumir o tomate, e portanto turbinar o seu corpo de vitamina C, é preparando um suco de sua polpa.

Agora que você já conhece 7 alimentos ricos em vitamina C (e que são essenciais para quem quer manter uma alimentação saudável), que tal entender melhor os benefícios desse nutriente? Dá uma olhada na lista que nós preparamos para você com os principais deles:

Vitamina C é antioxidante

Sabe a real razão para a vitamina C ser indicada para quem está sofrendo com alguma doença? É porque ela é um ótimo antioxidante, o que significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, impedindo a oxidação celular. Com isso, não apenas deixa o sistema imunológico mais forte como também evita o envelhecimento precoce e o surgimento das mais diversas doenças, incluindo o câncer.

Ajuda na absorção de ferro

Outro fator, e que muita gente não sabe, é que a vitamina C previne a anemia! Isso porque ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo, mineral responsável pelo aumento da hemoglobina no sangue. E, vale lembrar, é quando ela está em falta que o corpo sofre com o cansaço característico da anemia.

Pode reduzir o estresse

Pesquisas também indicam que a vitamina C pode estar associada à redução de estresse. Isso ocorre porque o nutriente interrompe a produção de cortisol, hormônio que é liberado quando o corpo está estressado. Sem sofrer com as reações naturais típicas desse problema, o indivíduo tem a sensação de que não está tão estressado.

Publicada em 13/03/2019

Editada em 02/12/2019

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