7 alimentos fontes de vitamina C que você deve comer com frequência

Frutas cítricas, tomate e brócolis são alguns alimentos ricos em vitamina C
Frutas cítricas, tomate e brócolis são alguns alimentos ricos em vitamina C

Entre toda uma gama de vitaminas, a C é, provavelmente, a que ganhou maior notoriedade. Afinal, ela costuma ser indicada para quem está sofrendo com uma gripe ou um resfriado, já que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Mas seus benefícios não param por aí! Quer entender mais sobre eles e descobrir fontes naturais dessa vitamina? Então dá uma olhada na matéria que nós preparamos para você:

Vitamina C é antioxidante

Sabe a real razão para a vitamina C ser indicada para quem está sofrendo com alguma doença? É porque ela é um ótimo antioxidante, o que significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, impedindo a oxidação celular. Com isso, não apenas deixa o sistema imunológico mais forte como também evita o envelhecimento precoce e o surgimento das mais diversas doenças, incluindo o câncer.

Ajuda na absorção de ferro

Outro fator, e que muita gente não sabe, é que a vitamina C previne a anemia! Isso porque ela ajuda na absorção de ferro pelo organismo, mineral responsável pelo aumento da hemoglobina no sangue. E, vale lembrar, é quando ela está em falta que o corpo sofre com o cansaço característico da anemia.

Pode reduzir o estresse

Pesquisas também indicam que a vitamina C pode estar associada à redução de estresse. Isso ocorre porque o nutriente interrompe a produção de cortisol, hormônio que é liberado quando o corpo está estressado. Sem sofrer com as reações naturais típicas desse problema, o indivíduo tem a sensação de que não está tão estressado.

Alimentos ricos em vitamina C

Agora que você entende melhor os benefícios da vitamina C, é hora de descobrir onde encontrá-la. Afinal, em vez de tomar um remédio efervescente quando está doente, um bom e velho suco da fruta pode ser uma solução muito mais natural. Conheça 7 alimentos que possuem boas quantidades desse nutriente e que você deveria comer sempre - além de ganhar como bônus informações sobre outras de suas vantagens:

1. Laranja hidrata e fornece energia

Vamos começar pelo alimento mais conhecido por ser fonte de vitamina C: a laranja! Seu suco também ajuda a hidratar e a fornecer energia. Além disso, a fruta é rica em fibras, evitando a compulsão por dar saciedade ao corpo e permitindo o bom funcionamento do sistema digestório. É bom lembrar que a laranja também pode ser consumida in natura.

2. Limão é detox

De uma forma geral, frutas cítricas (como kiwi e morango) são fontes de vitamina C, e por isso logo depois da laranja temos o limão. Um de destaques é também possuir efeito detox, o que significa que, ao desintoxicar o organismo, ajuda a eliminar agentes que poderiam causar doenças. Uma dica, inclusive, é preparar um suco verde com ele para tomar a qualquer hora do dia.

3. Mamão possui boas quantidades de vitamina A

Tanto o mamão formosa quanto o papaia podem se orgulhar de serem boas fontes de vitamina C. Mas, além disso, vale ressaltar que fruta também possui boas quantidades da A, que por sua vez melhora a visão e fortalece a pele e cabelos. O mamão é uma ótima pedida para o café da manhã ou lanche, e pode ser servido com mel.

4. Brócolis é rico em fibras

Achou que só as frutas fossem fonte de vitamina C? Nada disso! O brócolis também possui boas quantidades do nutriente, além de ser rico em fibras e possuir poucas calorias, o que é bom para adeptos da dieta low carb. Uma boa pedida é preparar o brócolis no vapor e servi-lo no almoço ou no jantar.

5. Manga é fonte de várias vitaminas

Embora muita gente não saiba, a manga também é uma fruta rica em vitamina C. Inclusive, sua polpa também possui boas quantidades das vitaminas A, E, K e do complexo B. Por isso, ajuda o corpo a funcionar melhor de uma forma geral. Caso não queira consumi-la crua ou tomar o seu suco, a dica é preparar um doce da fruta.

6. Pimentão amarelo possui cálcio e ferro

O maior fator que diferencia o pimentão amarelo do verde e do vermelho é que ele é altamente rico em vitamina C. Quando consumido cru, então, o nutriente é encontrado em quantidades bem elevadas. Por isso, uma boa sugestão é acrescentá-lo em saladas. Além disso, também é fonte de fibras, ferro e cálcio - evitando, portanto, a fragilidade de ossos e dentes.

7. Tomate é rico em licopeno

A coloração avermelhada do tomate mostra o quão rico em licopeno ele é. Esse nutriente também é um antioxidante, e por isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a combater inflamações. Além da acrescentar na salada, uma boa forma de consumir o tomate, e portanto turbinar o seu corpo de vitamina C, é preparando um suco de sua polpa.

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